Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

É tempo de celebrar o Vinho do Porto e a região demarcada do Douro
24-08-2017

Durante 10 dias, de 1 a 10 de setembro, o Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP) celebra os 261 anos da Região Demarcada do Douro, a primeira região vitivinícola do mundo demarcada e regulamentada em 1756.


Do programa fazem parte rotas de restaurantes e bares que têm como desafio harmonizar um prato ou promover um cocktail ou copo com Vinho do Porto, a masterclass "A Flight of the Sixties" e uma viagem no comboio histórico The Presidential.


Uma regata de barcos rabelos no rio Douro (entre as 15,30 e as 17,30) e uma festa aberta ao público no Jardim das Oliveiras, na zona dos Clérigos, no Porto (entre as 17 e as 22 horas), marcam o encerramento das comemorações, no dia 10.


Para essa noite (de dia 10), está também agendada uma "rota de jantares vínicos", na qual restaurantes "confecionam um menu especial harmonizado com Vinho do Porto, apresentado por um enólogo".


A iniciativa terá a participação de convidados internacionais que serão recebidos para um fim de semana em quintas no Douro, onde viverão o ambiente, a história e as memórias das famílias e das casas do Vinho do Porto", descreve o IVDP em comunicado.


As festividades vão além-fronteiras e chegam aos Estados Unidos da América, concretamente a Nova Iorque, onde haverá uma prova de vinhos, entre outras atividades. Segundo o Instituto, os EUA constituem um mercado em expansão para o Vinho do Porto. Só em 2016 foram exportadas para aquele país "408 mil caixas de DOP Porto" de 54 empresas, "num valor total que ascende aos 34 milhões de euros".