Sociedade

E o melhor museu do Porto é... da rede municipal

  • Notícia

    Notícia

#fib_casa_museu_guerra_junqueiro_02.jpg

Casa-Museu Guerra Junqueiro

Filipa Brito

O melhor museu do Porto é da rede municipal, de acordo com uma lista elaborada pela revista Time Out e na qual vários outros museus do Município são apresentados como algumas das melhores opções museológicas do Porto e arredores.

"A quantidade e a qualidade falam por si só", aponta a revista Time Out na apresentação de uma listagem dos melhores museus da cidade do Porto e concelhos vizinhos, que é encabeçada pela Casa-Museu Guerra Junqueiro. Este equipamento municipal apresenta "das melhores coleções de artes decorativas do país, do século XV ao século XIX", conforme refere a publicação acerca do museu reabilitado há menos de dois anos pela Câmara do Porto. 

A seleção de entre os "muitos e bons museus" do Porto aponta "os melhores que valem sempre a pena uma visita" e, logo na terceira posição (após o Museu Nacional Soares dos Reis), surge a Casa-Museu Marta Ortigão Sampaio, também reabilitada pela autarquia e reaberta ao público em julho de 2017.

A Casa do Infante, que alberga o Arquivo Histórico Municipal, e o Museu Romântico da Quinta da Macieirinha, igualmente reaberto há cerca de um ano após obras de reabilitação, são outros dos que constam das visitas aconselhadas pela Time Out, da qual faz ainda parte o Museu do Vinho do Porto (atualmente em fase transferência para novas instalações a inaugurar em breve junto à Ribeira) e o Banco de Materiais, situado no Palacete dos Viscondes de Balsemão, na Praça de Carlos Alberto.

Recorde-se que vários dos museus municipais têm vindo a ser alvo de obras de modernização e valorização, no âmbito de um projeto da Câmara do Porto cofinanciado pelo Programa Operacional Regional do Norte 2014-2020 (NORTE 2020), através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).