Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Dupla classificativa na baixa do Porto é a grande novidade do Rally de Portugal hoje apresentado
07-04-2016

A street-strage do Porto é a grande novidade do Rally de Portugal deste ano, prometendo ser um dos motivos de atração do Campeonato do Mundo da modalidade. A prova, que este ano se disputa de 19 a 22 de maio, entrará, pela primeira vez, na cidade, através de duas provas classificativas que se disputarão em plena baixa do Porto.


O traçado, que terá como palco central a Avenida dos Aliados, mas que percorrerá também algumas ruas circundantes, terá a extensão de 1.850 metros e será percorrido por duas vezes pelos concorrentes, constituindo a "especiais" 8 e 9, fechando a etapa de sexta-feira, dia 20 de maio.


Totalmente disputado no Norte pelo segundo ano consecutivo, o rali foi hoje apresentado oficialmente pelo Automóvel Clube de Portugal (ACP), na Exponor, que voltará a ser o centro nevrálgico da prova. Carlos Barbosa, presidente do ACP, frisou, durante a apresentação que, "o Turismo de Portugal retirou o apoio ao rali precisamente no ano em que veio para o Norte", adiantando que a competição, considerada uma das mais mediáticas do mundo, apenas se torna possível porque os Municípios e as entidades do Norte aceitaram o desafio de a concretizarem.


A Câmara do Porto, que este ano assume pela primeira vez a responsabilidade de coorganizar uma street-stage, espera acolher na baixa do Porto dezenas de milhares de espectadores, estando já garantida a transmissão direta através da RTP e de 160 estações de televisão de outros tantos países.


Rui Moreira, presente na apresentação, salientou a importância da competição para a promoção da marca Porto e anunciou que, apesar dos impactos que a street-stage provocará no trânsito no dia 20 de maio, eles serão mínimos nos dias anteriores e nos posteriores. O presidente da Câmara disse ainda esperar muito público, garantindo que tudo será feito para dar conforto e segurança aos espectadores.


A street-stage do Porto, cujo traçado será brevemente apresentado, terá zonas de bancada pagos, mas também várias zonas de peão, onde será possível assistir sem custo. Marcarão presença todos os melhores pilotos e equipas que competem atualmente no Mundial de Ralis.