Cultura

Duas inaugurações abrem sábado nova temporada da Galeria Municipal do Porto

  • Notícia

    Notícia

"Astray - Caroline Mesquita" e "Anuário - Uma visão retrospetiva da arte no Porto" são as duas primeiras exposições deste ano na Galeria Municipal do Porto e ambas têm inauguração pelas 18 horas deste sábado, 16 de março.

"Astray - Caroline Mesquita" apresenta no piso 1 o trabalho da artista francesa numa colaboração entre a Galeria Municipal do Porto e a Kunsthalle Lissabon, onde foi apresentada a primeira parte deste trabalho, "Astray (Prologue)", em dezembro de 2018, e que constituiu uma introdução à exposição que é agora inaugurada no Porto.

Com curadoria de Sofia Lemos, a exposição foi concebida especificamente para o espaço da Galeria Municipal que se "converte num museu temporário de incerteza estética, onde Mesquita sugere a possibilidade de uma redefinição relacional de categorias como 'natureza' e 'cultura', expandindo-as para além do testemunho, da memória e da exploração objetiva". Estruturando-se dentro de uma narrativa que adota as características do género da ficção científica, a artista cria uma história alternativa e um ambiente desconcertante, através da escultura e da imagem em movimento

No piso 0, "Anuário - Uma visão retrospetiva da arte no Porto" exibe o resultado de um trabalho de acompanhamento, documentação e análise da produção artística da cidade, que decorreu durante 2018, por um coletivo de curadores composto por Joana Machado, Joaquim Durães, José Maia, Miguel Flor e Rita Castro Neves.

A primeira edição do projeto, que foi concebido por Guilherme Blanc e João Ribas, pretendeu assim estabelecer um ensaio de reflexão sobre as práticas curatoriais e artísticas do Porto. Desse processo de trabalho e curadoria partilhado, surge a exposição que é agora apresentada na Galeria Municipal.

O projeto integra a plataforma Pláka, que reúne as políticas municipais de apoio à arte contemporânea.

As duas exposições são de entrada livre e poderão ser visitadas até 19 de maio de 2019, de terça-feira a sábado, entre as 10 e as 18 horas, e ao domingo entre as 14 e as 16 horas.