Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Doze novos percursos culturais para conhecer o Porto revolucionário
07-07-2016

Nos meses de julho, agosto e setembro são doze os Percursos Culturais que a Câmara do Porto propõe à cidade, dedicados ao tema Porto Revolucionário.


A partir de 1950, uma série de acontecimentos marcam a sociedade nacional: as eleições presidenciais de 1958, os presos políticos que se evadem, os movimentos estudantis de 1962, a guerra colonial, a emigração massiva. O Porto cresce espacialmente e surge a necessidade de implementação de planos reguladores, que a partir de 1986 passam a obrigação legal. As novas tendências artísticas, bem patentes entre os portugueses no estrangeiro, têm a sua realização efetiva após a Revolução de 1974 e são favorecidas pelo desenvolvimento de instituições dedicadas à sua difusão, como museus, fundações e faculdades.


Inicialmente, os percursos culturais foram direcionados para a área do Centro Histórico do Porto, classificado desde 1996 como Património Cultural da Humanidade, alargando-se em cada trimestre a outros espaços, com a intenção e dar a conhecer e compreender a forma como foi construída a cidade ao longo dos séculos. Com o objetivo mostrar o património cultural da cidade, os técnicos municipais conduzem percursos que partem de locais associados ao tema do trimestre, desvendando objetos, documentos, ruas e espaços e revisitando múltiplas histórias reais, mas também alguns mitos.


A programação é trimestral e sempre temática. Para participar basta adquirir bilhete nos locais de venda habituais: Postos de Turismo, Museus, Biblioteca Pública Municipal e Teatro Rivoli, ou aceder à compra em www.bilheteiraonline.pt.


+Info: Programação completa disponível aqui.