Sociedade

Domus Social e IHRU assinam protocolo para disponibilizar habitação a 42 agregados carenciados

  • Notícia

    Notícia

O IHRU - Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana e a empresa municipal Domus Social E.M. assinaram um protocolo com vista à disponibilização de soluções habitacionais adequadas para 42 agregados carenciados.

O acordo permitirá apoiar a criação de condições para que as habitações que o IHRU tem disponíveis possam constituir uma solução de alojamento adequada para agregados em situação de grave carência habitacional, sinalizados pela Domus Social.

O protocolo foi assinado pela presidente do IHRU, Isabel Maria Martins Dias, e pelo presidente do conselho de administração da Domus Social, Fernando Paulo, que é também vereador da Habitação e Coesão Social e da Educação na Câmara do Porto.

A esta empresa municipal, que assegura a gestão do parque de habitação pública do Município do Porto, são diariamente apresentadas necessidades de realojamento de agregados em situação de grave carência habitacional.

Nos termos do protocolo, o IHRU, sendo proprietário de um conjunto de habitações de cariz social localizadas no concelho do Porto, disponibiliza 42 fogos para alojamento de famílias que aguardam a atribuição de uma habitação.

O Município do Porto e a Domus Social reconhecem as necessidades presentes ao nível do alojamento de agregados carenciados e têm vindo a construir e implementar respostas mais eficientes, orientadas para os cidadãos.
Associado a outras medidas, o protocolo vem constituir-se como uma ferramenta que permitirá combater de forma mais eficaz algumas das necessidades identificadas pela autarquia.