Cultura

Domingo traz propostas variadas para as zonas pedonais temporárias

  • Notícia

    Notícia

#jq_26Julho2020_Animacao_Desporto_Zonas_Pedonais_017.jpg

Com a participação de várias associações locais, há a cada domingo mais propostas para sair à rua e usufruir do espaço público do Porto. Skate, ténis, circuito de bicicletas, jogos tradicionais e muito entretenimento vão marcar a manhã e tarde deste domingo em três das áreas pedonais temporárias da cidade.

O primeiro domingo de agosto terá ainda mais desporto e animação nas ruas do Porto. Aproveitando, uma vez mais, o condicionamento automóvel em algumas das áreas pedonais temporárias implementadas pelo Município, residentes e visitantes voltam a ser convidados para usufruir do espaço público e participar nas muitas atividades gratuitas que semanalmente são preparadas pela empresa municipal Ágora - Cultura e Desporto do Porto.

Face ao sucesso crescente deste projeto, desenvolvido em todos os domingos até setembro, são cada vez mais as estruturas locais que propõem ideias e dinamizam a sua própria rua, envolvendo as comunidades. Será, de resto, essa lógica de proximidade que se pretende em breve implementar noutras zonas da cidade.

Para já, neste próximo domingo, 2 de agosto, o programa de atividades será distribuído pela Avenida de Rodrigues de Freitas, a Rua de Passos Manuel e o Passeio das Virtudes.

Tal como no último domingo, a Patocycles vai dinamizar na Avenida de Rodrigues de Freitas, entre as 9 e as 12 horas, um pequeno circuito para bicicletas, colocando à prova a habilidade e coordenação dos jovens ciclistas até aos 10 anos. As inscrições são feitas no local, por ordem de chegada, e a organização disponibiliza capacete e bicicleta aos participantes.

Noutro ponto da avenida, os mais destemidos podem também experimentar o skate, testando as suas habilidades em obstáculos com vários níveis de dificuldade, entre as 10 e as 12 horas. A atividade é promovida pela Kate Skateshop, sendo aberta a crianças a partir dos seis anos.

Quem tiver menos equilíbrio pode ainda optar por uma aula de ténis num dos minicampos que são instalados na avenida pelo Club Sportivo Nun'Alvares. As lições, orientadas por treinadores credenciados pela Federação Portuguesa de Ténis, decorrem entre as 11 e as 13 horas e incluem um aquecimento com exercícios de coordenação, execução de pancadas básicas do ténis e um jogo com bolas adequadas à idade dos participantes, entre os quatro e os 10 anos.

Durante a tarde, das 14 às 19 horas, regressam à Avenida de Rodrigues de Freitas os Jogos do Helder, com várias atividades e desafios para toda a família, tudo numa escala diferente do habitual, para que os participantes possam jogar com os pés (e não com as mãos).

A partir das 15 horas, o Praça da Alegria Futebol Clube estreia a sua colaboração neste projeto, abrindo as suas portas e ocupando o espaço da rua para disponibilizar a todo o público os seus jogos de tabuleiro e lazer (pingue-pongue, xadrez, damas, dominó, cartas, entre outros).

Finalmente, das 16 e até às 19 horas, há ainda mais quatro propostas de animação itinerante, que prometem divertir e surpreender o público da Avenida de Rodrigues de Freitas, mas também da Rua de Passos Manuel e do Passeio das Virtudes.