Sociedade

Domingo é dia de desportos infantis, jogos tradicionais, oficinas e teatro de rua

  • Notícia

    Notícia

#jq_animacao_zonas_pedonais_6dez.jpg

João Queirós

No próximo domingo, algumas ruas da cidade vão ser palco para desportos infantis, jogos tradicionais e performances, num conjunto de atividades que convidam a desfrutar em família e ao ar livre.

É já no dia 13 de setembro que algumas artérias do Porto se voltam a encher de propostas variadas para que os portuenses possam usufruir de um domingo diferente.

À semelhança do mês de agosto, também os domingos de setembro se fazem de animação em três zonas pedonais temporárias da cidade: Avenida Rodrigues de Freitas, Rua de Passos Manuel e Passeio das Virtudes.

Com a planificação da empresa municipal Ágora - Cultura e Desporto e em parceria com associações locais, a manhã do próximo dia 13 será dedicada aos mais pequenos com modalidades desportivas de ciclismo, skate e mini-ténis.

Durante a tarde, os arruamentos vão ser invadidos por jogos de tabuleiro de grandes proporções, oficinas de movimento e dança para todas as idades e um workshop de trabalhos manuais.

Para garantir que animação não falta, as ruas vão ainda receber três performances itinerantes que prometem proporcionar momentos de muitas gargalhadas.

As propostas têm acesso gratuito, algumas com lotação limitada, e foram planeadas de acordo com as normas definidas pela Direção-Geral da Saúde.

Programa

> Avenida de Rodrigues de Freitas

Das 9 às 12 horas | Bicicletas

Ciclistas até aos 10 anos podem testar a sua coordenação num percurso criado pela Patocycles com obstáculos para contornar ou sobrepor.

Das 10 às 12 horas | Skate

Crianças a partir dos seis terão à disposição um conjunto de obstáculos, com vários níveis de dificuldade: kicker (rampa de saltos), flatbar (corrimão de chão), curb (permite fazer grinds ou slides), pole-jam (ferro com inclinação variada que permite fazer grinds) e manual pad (permite fazer manobras usando apenas duas rodas).

Das 11 às 13 horas | Mini-ténis

Em dois campos instalados na rua, treinadores do Club Sportivo Nun'Álvares, credenciados pela Federação Portuguesa de Ténis, vão sensibilizar crianças dos quatro aos 10 anos para a modalidade. Haverá aquecimento com exercícios de coordenação, execução das pancadas básicas do ténis, contacto raquete-bola e jogos com bolas adequadas à idade dos participantes.

Das 14 às 19 horas | Jogos do Hélder

Um enorme tabuleiro de sentido único, tipo Jogo da Glória, apresenta vários jogos e desafios para toda a família. Tudo a uma escala diferente do habitual e com a particularidade de se jogar com os pés ao invés das mãos.

Das 15 às 16 horas | Dança Physical com Mary Fonda

O Praça da Alegria Futebol Club abre as suas portas para apresentar na rua uma oficina de movimento e dança, uma aula de expressão corporal dirigida a todas as idades, com a performer Mariana Amorim.

Das 15 às 19 horas | Oficina Mascarilhos

Também produzido pelo Praça da Alegria Futebol Club, terá lugar um workshop de construção de máscaras/espantalhos usando a figura do Matraquilho como mote, conduzido pela Oficina Arara.

> Av. Rodrigues de Freitas/Rua de Passos Manuel

Das 16 às 19 horas | Dr. Kazoobo

A Companhia Marimbondo traz um competente casal de médicos que tem como missão auscultar a saúde das árvores e plantas da cidade.

> Rua de Passos Manuel

Das 16 às 19 horas | Chef Luigi

Um cozinheiro malabarista, a deambular pela rua, fará coisas com os seus utensílios que irão surpreender gente de todas as idades. Uma produção da Quideia Animações.

> Passeio das Virtudes

Das 16 às 19 horas | Entes da Terra

Um pastor de plantas guia dois espíritos da Terra pelos jardins do mundo, chamando a atenção para a beleza daquilo que nos rodeia e que tantas vezes esquecemos e acabamos por descuidar. Uma produção da Seistopeia.