Sociedade

Domingo as ruas da cidade convidam a desportos, jogos e atuações itinerantes

  • Notícia

    Notícia

#jq_09ago_animacao_xonas_pedonais_12.jpg

João Queirós

Neste domingo, dia 6 de setembro, continua a haver motivos para sair às ruas da cidade com desporto infantil, tarde de jogos e teatro de rua.

Durante o mês de setembro, e à semelhança de agosto, alguns arruamentos da baixa do Porto vão continuar a proporcionar, todos os domingos, verdadeiros momentos de lazer aos portuenses, através de diversas atividades de rua em três artérias das zonas pedonais temporárias: Avenida Rodrigues de Freitas, Rua de Passos Manuel e Passeio das Virtudes.

Planificado pela empresa municipal Ágora - Cultura e Desporto, em parceria com associações locais, as três zonas pedonais da cidade vão proporcionar, na parte da manhã, modalidades desportivas dirigidas às crianças (como minigolfe, esgrima e patins em linha) e, durante a tarde, jogos de tabuleiro, desportos de lazer e, ainda, várias atuações itinerantes com teatro e circo de rua a pensar em toda a família.

As propostas são de acesso gratuito, sendo que algumas têm lotação limitada e foram planeadas de acordo com as normas definidas pela Direção-Geral da Saúde.

Programa

> Avenida de Rodrigues de Freitas

Das 9 às 12 horas | Bicicletas

Os ciclistas, até aos 10 anos, podem testar a sua coordenação num percurso criado pela Patocycles com obstáculos para contornar ou sobrepor.

Das 9,30 às 12 horas | Minigolfe

Crianças dos seis aos 12 anos terão à disposição quatro pequenas pistas de minigolfe, para experimentar na companhia de atletas federados do Clube de Minigolfe do Porto. As melhores pontuações da manhã darão direito a brindes.

Das 10 às 12 horas | Esgrima

Introdução à modalidade promovida pelo Clube Desportivo Foz Porto. Depois de uma breve explicação sobre os fundamentos deste desporto, os participantes (dos seis aos 12 anos) formarão pares e jogarão um assalto.

Das 10 às 12 horas | Patins em linha

O Académico Futebol Clube irá disponibilizar um percurso de perícias e outro de corridas, dirigido a patinadores até aos 12 anos. Os participantes serão agrupados consoante a sua experiência na patinagem e acompanhados por monitores. As crianças sem experiência poderão ter o primeiro contacto com os patins, foras das pistas.

Das 15 às 19 horas | Jogos PAFC

O Praça da Alegria Futebol Club abre as suas portas e ocupa o espaço da rua para disponibilizar a todos os seus jogos de tabuleiro e desportos de lazer (ténis de mesa, xadrez, damas, dominó, cartas, etc.).

Das 16 às 19 horas | Os Monstrengos

O Teatro e Marionetas de Mandrágora apresenta um espetáculo repleto de fantasiosas criaturas marinhas. Trata-se de um alerta para a proteção marinha, um apelo às consciências, e uma homenagem ao mar e aos seus segredos.

> Avenida de Rodrigues de Freitas/Rua de Passos Manuel

Das 16 às 19 horas | Toque de Caixa

A companhia Boca de Cão, Teatro de Rua e Formas Animadas, vai apresentar um concerto desconcertante com marionetas humanas e uma mágica caixa musical. A encenação inspira-se nos tocadores de realejo e multi-instrumentistas que levam a harmonia dos sons de lés a lés.

> Rua de Passos Manuel

Das 16 às 19 horas | Inspectores

Os palhaços Le Persil Noir, dupla que combina teatro e circo, interpretam dois inspetores COVID que com as suas fitas métricas, borrifadores, apitos e outros adereços garantem que todas as normas de segurança são respeitadas.

> Passeio das Virtudes

Das 16 às 19 horas | Sussurro (Cia Bipolar) - Animação

Sussurro deixa de ser um desempregado, um desiludido da vida, quando um fracasso o transforma e o leva a seguir a sua vocação e a fazer o que gosta. A personagem, criada pela Companhia Bipolar, vai deambulando pelas ruas, espalhando o bom humor e o riso entre públicos de todas as idades.