Sociedade

Dois dias de luto municipal pelo falecimento do antigo presidente da Câmara do Porto, Aureliano Veloso

  • Notícia

    Notícia

#mno_AM_12_06_02.jpg

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, decretou hoje dois dias de luto municipal pelo falecimento de Aureliano Veloso, primeiro presidente da Câmara do Porto democraticamente eleito. O luto municipal respeita-se nestas quinta e sexta-feira. 

Já na noite de quarta-feira, após ter sido tornado público o falecimento de Aureliano Veloso, a Assembleia Municipal cumpriu um minuto de silêncio em sua memória.

A proposta foi apresentada pelo presidente da Assembleia Municipal, Miguel Pereira Leite, que adiantou que o ato poderia ser desde logo assumido, sem prejuízo da apresentação de posteriores votos de pesar em próxima sessão do órgão autárquico.

Na manhã desta quinta-feira, o presidente da Câmara do Porto decretou dois dias de luto municipal pela morte de Aureliano Capelo Pires Veloso, que faleceu aos 95 anos.

Também o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa,
lamentou nesta manhã o seu falecimento, sublinhando a dedicação de Aureliano Veloso à causa pública e o seu "contributo decisivo" para a afirmação do Poder Local. "Figura destacada na vida cívica e política do Norte do país, Aureliano Veloso deu um contributo decisivo para a afirmação e consolidação do nosso Poder Local", refere o Chefe de Estado numa nota publicada no sítio institucional da Presidência da República.

Enaltecendo a sua "verticalidade de caráter" e as suas qualidades "pessoais e profissionais", Marcelo Rebelo de Sousa diz ainda que o primeiro presidente da Câmara do Porto eleito após o 25 de Abril (como independente pelo PS), tendo governado a cidade entre janeiro de 1977 e janeiro de 1980, "será recordado como um democrata e como um homem de princípios e valores, e como um cidadão empenhado, de forma exemplar, no serviço à causa pública e ao bem comum". 

Nascido na freguesia de Folgosinho, em Gouveia, em 25 de fevereiro de 1924, Aureliano Veloso licenciou-se em Engenharia Químico-Industrial pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto em 1949. Era pai do músico e cantor Rui Veloso e irmão de Pires Veloso, candidato à presidência da República em 1980, que ficou conhecido como o "vice-rei do Norte". Em 2011, Aureliano Veloso foi agraciado com a Medalha Municipal de Honra da cidade do Porto.

As cerimónias fúnebres realizam-se nesta quinta-feira às 16,30 horas, no Tanatório de Matosinhos.