Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Dois anos depois da posse: «sinto que há um desanuviamento na cidade»
22-10-2015

A coesão do executivo municipal mereceu as primeiras palavras de Rui Moreira, no vídeo divulgado hoje no Portal de Notícias do Porto, criado há cerca de um ano no endereço www.porto.pt. Rui Moreira lembra, no balanço de dois anos de mandato, que a sua vereação resultou de um acordo com o PS, mas que nem por isso deixou de mostrar uma "coesão invulgar".


A área social e a forma como a Câmara pode minimizar os problemas dos portuenses continua nas prioridades de Rui Moreira dois anos depois. "Já não podemos depender apenas do Estado Central para que o Estado Social continue a funcionar", diz, recordando que são hoje as autarquias quem, muitas vezes, sustenta a função social do Estado. E recorda o trabalho que tem sido feito na Habitação social, onde  o Porto "continua a dar cartas".


A Educação é outra das áreas onde o presidente da Câmara afirma estar a cumprir "um papel quase invisível", mas muito importante e que "vai dar frutos nos futuro".


A descentralização para as freguesias, a atração de investimento, o espírito empreendedor da cidade e projetos como o do Mercado do Bolhão são abordados por Rui Moreira no vídeo com cerca de 15 minutos.


Sobre a política cultural que foi adotada pelo seu executivo, lembrou o Rivoli, mas também o facto da cultura ter passado a ir a locais improváveis e sempre com público. "Sem público, nada disto faria sentido", acrescentou.


As boas contas, a Frente Atlântica, os transportes e alguns outros temas são abordados no depoimento de Rui Moreira, que se seguiu, ontem, aos dos vereadores dos partidos com assento no executivo camarário.


O presidente da Câmara do Porto termina recordando que, apesar de haver um desanuviamento na cidade, "nunca se agrada a tudo e a todos", quando é preciso tomar medidas.


 

LINK PARA O VÍDEO NO YOUTUBE