Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Divina Comédia de Dante origina ciclo de encontros
07-03-2019
O projeto Dante no Porto estreia na sexta-feira 8 de março com uma sessão que vai debruçar-se sobre o "Inferno" de Dante Alighieri. O encontro está marcado para as 21,15 horas na Reitoria da Universidade do Porto e é de entrada livre.

São quatro datas para conhecer ou aprofundar o conhecimento do poema dantesco, com especialistas a comentar o texto e trazer percursos de análise sobre o mesmo.

Na primeira sessão, a psicanalista Cristina Fabião é convidada para analisar o inferno de um ponto de vista psicanalítico. Afinal, a "Divina Comédia" é também, de certa forma, o relato sobre a viagem de um indivíduo à procura da integridade psíquica e moral, um caminho de busca interior que atravessa as trevas em direção à luz.

O encontro será acompanhado pelas leituras de Arianna Romano e Anabela Nóbrega e pelo piano de Francesca Serafini.

O projeto multidisciplinar tem mais três sessões agendadas até maio. Inclui teatro, com leitura de excertos da "Divina Comédia" em italiano e português; música ao vivo, com as composições originais de Fernando Valente; e arte, visível nos quadros que o pintor Agostinho Santos criou para especificamente para o efeito.

A iniciativa é organizada pela ASCIP (Associação Sociocultural Italiana de Portugal Dante Alighieri), La Casa d'Italia a Porto.