Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Discussão sobre o Espaço Público
30-10-2015

Encerrou ontem com uma mesa redonda a exposição itinerante "Cidades Partilhadas - Prémio Europeu do Espaço Público Urbano 2014", que esteve patente, durante este mês, no átrio dos Paços do Concelho da Câmara do Porto, numa parceria com a associação cultural Procur.arte e com o apoio da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto.


O vereador do Urbanismo da autarquia, Correia Fernandes, Marta Labastida e Álvaro Domingues traçaram o balanço das profundas alterações que a cidade do Porto e os seus espaços públicos sofreram na última década e meia, numa conversa moderada por Nuno Grande.


Ficaram também em cima da mesa algumas ideias e caminhos sobre os desafios que a cidade tem sobre si, nomeadamente face ao aumento exponencial da atividade turística e à crescente consciencialização do significado do espaço público como elemento vitalizador da própria cidade.


A mostra apresentou as vinte obras premiadas apresentadas ao Prémio Europeu de Espaço Público Urbano 2014, um evento bianual que pretende destacar a importância da arquitetura e do urbanismo na criação de cidades mais inclusivas e democráticas. É organizada pelo Centro de Cultura Contemporânea de Barcelona - CCCB em colaboração com a Architecture Foundation (Londres), o Museum of Finnish Architecture (Helsínquia), o Museum of Architecture and Design (Liubliana), Cité de l'Architecture et du Patrimoine (Paris), Architekturzentrum Wien (Viena) e o Museum of German Architecture (Frankfurt).


Nesta oitava edição da iniciativa concorreram 274 projetos de mais de 30 países europeus. Desde o seu início, mais de 700 cidades apresentaram as suas obras ao prémio, que se converteu num observatório privilegiado da transformação dos espaços públicos na Europa.


Leia também: Cidades Partilhadas