Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Dinamismo cultural traz ao Porto reconhecimento da comunidade internacional
27-04-2018

A cidade está a receber a comunidade artística internacional para um grande encontro de quatro dias que vem reconhecer e reforçar o papel do Porto no campo cultural.


"Reforçar o posicionamento do Porto e o seu compromisso com as artes performativas" são dois dos significados mais importantes da reunião magna da IETM (Rede Internacional de Artes Performativas Contemporâneas), segundo apontou ontem o presidente da Câmara, Rui Moreira, na sessão de abertura do evento, no Rivoli.


Até domingo, esta reunião - que tem o seu programa intimamente ligado ao Festival DDD - Dias da Dança, que também começou ontem - inclui eventos performativos, espetáculos, workshops e outras sessões de trabalho. Com cerca de 700 participantes, junta ainda 90 intervenientes de 25 países num contexto que favorece "a provocação e a inovação", ao mesmo tempo que reflete "o papel importante que o Porto tem desempenhado no campo cultural".


Rui Moreira relacionou esse dinamismo com o também verificado na cidade a nível dos negócios, do ambiente ou da sustentabilidade, considerando que o encontro da IETM constitui igualmente oportunidade para "fortalecer a visão e perspetivas atuais quanto ao futuro, no sentido da sustentabilidade das estruturas locais e políticas culturais do Porto para o país e para o mundo". E sublinhou que "não se pode falar de sustentabilidade se não se falar de cultura", reforçando assim a ideia de que "Cultura não é subsídios". 


Por seu lado, a secretária-geral desta rede internacional, Nan van Houte, declarou-se "surpreendida" com o dinamismo, a vitalidade e o papel vanguardista que o setor assume no Porto, elogiando o Município por ter estabelecido as artes e a cultura como prioridades e por fazer com que a voz do Porto seja ouvida.




Veja aqui os detalhes da programação do encontro apresentados pelo diretor do Rivoli, Tiago Guedes, e consulte também os pormenores do Festival DDD.