Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

"Dia Tempestuoso" esgota sessão do Objeto no CPF
07-06-2019
"Dia Tempestuoso" é a foto da autoria de João Martins (1898-1972) que dá o mote para a sessão deste sábado de Um Objeto e seus Discursos por Semana, que tem lugar no Centro Português de Fotografia, pelas 18 horas, mas cuja lotação esgotou rapidamente.

A foto retrata precisamente um dia tempestuoso, como certamente Magalhães terá enfrentado muitos na sua viagem de circum-navegação, mostrando dois homens que sobem o cordame do mastro de um navio e perscrutam o horizonte.

A fotografia/objeto desta semana no ciclo semanal data dos anos 30 do século XX e integra o arquivo do fotógrafo João Martins, de que o Centro Português de Fotografia é detentor. Esteve patente no Salon International de Photographie in Belgio, em abril de 1936, e vem agora inspirar o arquiteto e velejador António Menéres e o arqueólogo Pedro Barros - ambos amantes de fotografia - a navegarem pelos seus percursos pessoais e profissionais, numa viagem com uma dimensão não só física, mas também mental. A moderação é de Bernardino Castro, licenciado em Ciências Históricas e especialista em Ciências Documentais na área de arquivos, biblioteca e documentação, que desde 2008 dirige o Centro Português de Fotografia. 

Esta sessão é também uma forma de assinalar o Dia Internacional dos Arquivos (9 de junho), apresentando um documento de um fotógrafo desconhecido do grande público e cuja escolha é inspirada pelas comemorações do quinto centenário da primeira viagem de circum-navegação de Fernão Magalhães.