Proteção Civil

Dia Mundial da Proteção Civil assinalado no Porto

  • Notícia

    Notícia

O Dia Mundial da Proteção Civil é celebrado anualmente a 1 de março. No Porto, para assinalar esta efeméride, teve hoje lugar, no auditório do Porto Innovation Hub, um seminário subordinado ao tema "Juntos para a redução de catástrofes". 

O objetivo desta iniciativa foi alertar para a importância da proteção civil no campo da prevenção e da coordenação de esforços, em situação de emergência e catástrofe.

A Proteção Civil surgiu em 1949, no protocolo 1 do Tratado de Genebra "Proteção das vítimas dos conflitos internacionais armados", tendo sido estabelecido como um sistema nacional de gestão dos serviços de emergência que proporciona assistência e proteção a toda a população perante uma calamidade.

Em Portugal, a data é celebrada oficialmente como Dia da Proteção Civil, no mesmo dia 1 de março, sendo uma efeméride criada pelo Despacho 6915/2008 de 21 de fevereiro do Ministro da Administração Interna.

O painel de oradores deste seminário, que teve lugar no auditório do Porto Innovation Hub, é demonstrativo da relevância do sistema de proteção civil nos diferentes níveis territoriais, tendo a cooperação como um dos seus princípios basilares.