Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Dia Mundial da Propriedade Intelectual celebra-se hoje com criatividade feminina
26-04-2018

O Dia Mundial da Propriedade Intelectual celebra-se hoje, 26 de abril. A data está, neste ano, subordinada ao tema "Powering change: Women in innovation and creativity / Fortalecendo a mudança: as mulheres na inovação e na criatividade".


Esta celebração ocorre desde 2000, quando a OMPI - Organização Mundial da Propriedade Intelectual (ou WIPO - World Intellectual Property Organization) entendeu consagrar este dia para chamar a atenção sobre a importância da proteção de Patentes, Marcas e outros direitos, promovendo para tal a discussão sobre o papel da propriedade intelectual no estímulo da inovação e criatividade.


O que é a Propriedade Intelectual?
A Propriedade Intelectual confere o direito à utilização exclusiva da respetiva informação técnica, comercial e industrial e inclui Propriedade Industrial, Direitos de Autor e Direitos Conexos, tendo por isso efeitos no âmbito da proteção do conhecimento e do desenvolvimento económico.  

A Propriedade Industrial visa a proteção de invenções (patentes), criações estéticas (design) e sinais usados para distinguir produtos e empresas no mercado, enquanto o Direito de Autor visa proteger obras literárias e artísticas.