Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Dia Mundial da Fotografia assinalado com teatro e uma maratona fotográfica
09-08-2017

O Dia Mundial da Fotografia, assinalado a 19 de agosto, será comemorado pelo Centro Português de Fotografia (CPF), instalado no edifício da antiga Cadeia e Tribunal da Relação do Porto, com uma peça de teatro e uma maratona fotográfica.


A peça "Por Revelar", com texto, conceção e interpretação de Isabel Mões, a partir do relato da avó, que "colecionava na memória um pequeno lote de fotografias 'perdidas'", é um espetáculo que fala de fotografia, da ausência da imagem e de memória, conforme explica aquele organismo em comunicado. Haverá duas apresentações: a primeira com início às 15 horas e, a segunda, às 18 horas. A entrada é livre, mas sujeita a inscrição prévia (sonia.silva@cpf.dglab.gov.pt.).


Da programação para comemorar a efeméride, destaque também para a maratona fotográfica organizada pelo Olhares.com e pela Academia Olhares e que já se encontra esgotada.


"Num dia que se prevê de partilha de experiências fotográficas e de aprendizagens, será também uma oportunidade única para descobrir ou redescobrir alguns dos mais recônditos locais do Centro Histórico do Porto", explicam os organizadores.


No dia haverá ainda a possibilidade de visitar as exposições patentes no Centro Português de Fotografia, incluindo o "O Tesouro da Abissínia"


O Dia Mundial da Fotografia comemora-se anualmente a 19 de agosto. A data tem origem na invenção do daguerreótipo, um processo fotográfico desenvolvido por Louis Daguerre, em 1837. A 19 de agosto de 1939, o Governo francês considerou a invenção de Daguerre como um presente "grátis para o mundo".

 

+Info: Centro Português de Fotografia


Notícia Relacionada: Sessão lembra a invenção da fotografia no século XIX e a sua chegada ao Porto