Sociedade

Dia Mundial da Diabetes é assinalado no Porto com tertúlia e rastreios gratuitos

  • Notícia

    Notícia

#DR_diabetes.jpg

DR

Esta quarta-feira é assinalado o Dia Mundial da Diabetes e a Câmara do Porto, em parceria com os Agrupamentos de Centros de Saúde (ACeS) da cidade, organiza uma tertúlia sobre o tema, no centro comercial Alameda Shop & Spot, pelas 17,30 horas. No mesmo local, decorrem durante o dia rastreios gratuitos para avaliação de risco que são abertos à população.

Subordinada à questão "Vamos falar sobre Diabetes?", a tertúlia pretende reunir profissionais de saúde e o público em geral numa conversa em torno da Diabetes, focada essencialmente no papel fundamental do cidadão no sentido da prevenção e/ou otimização da gestão desta doença (quando instalada), numa perspetiva de aproximação à comunidade. Contará com a participação de profissionais de saúde e do vereador da Habitação e Coesão Social e da Educação da Câmara do Porto, Fernando Paulo.

Este é, simultaneamente, o momento de abertura formal da "Porto sem Diabetes 2018", iniciativa enquadrada no projeto municipal de Promoção de Literacia em Saúde que, até ao final do mês de novembro, contempla diversas atividades, todas com o objetivo de contribuir para um maior conhecimento e compreensão dos cidadãos relativamente a esta patologia e que, neste ano, têm o mote "Agir Hoje para Mudar o Amanhã!".

A tertúlia vai decorrer na zona lounge do terceiro piso do centro comercial Alameda Shop & Spot (junto ao Estádio do Dragão) e é aberta à população. Neste local e durante todo o dia, decorrem avaliações de risco e dos conhecimentos em diabetes abertas ao público em geral.

Esta manhã, foi ainda dinamizada uma caminhada entre o ACeS Oriental (próximo de Arca d'Água) e o Parque do Covelo, seguida de atividades de promoção de hábitos alimentares saudáveis e prática regular de atividade física.

O Dia Mundial da Diabetes, assinalado a 14 de novembro, tem neste ano como lema "Diabetes e a Família". Esta é uma doença crónica e progressiva, associada a elevados custos sociais e dos sistemas de saúde. De acordo com o Relatório do Programa Nacional para a Diabetes 2017, estima-se que a doença afete 13,3% da população portuguesa com idades entre os 20 e os 79 anos, sendo que 44% dessas pessoas desconhecem ter a doença. Diariamente, são diagnosticados cerca de 200 novos doentes.