Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Dia Metropolitano dos Avós
30-07-2015

A Câmara do Porto proporcionou a cerca de 600 avós do município a participação na comemoração do Dia Metropolitanos dos Avós que decorreu no Europarque, em Santa Maria da Feira. A organização do evento foi da responsabilidade da Área Metropolitana do Porto em conjunto com o Município de Santa Maria da Feira. Em representação do Porto esteve o Vereador da Habitação e Ação Social, Manuel Pizarro.


Participaram nesta Comemoração cerca de 6120 avós dos municípios do Porto, Vila Nova de Gaia, Arouca, Espinho, Gondomar, Maia, Oliveira de Azeméis, Paredes, Póvoa de Varzim, Santa Maria da Feira, Santo Tirso, S. João da Madeira, Vale de Cambra, Valongo e Vila do Conde. O Programa de atividades contou com várias animações, sendo o músico Quim Barreiros cabeça de cartaz.


O "Dia dos Avós" foi formal e legalmente instituído em 2003, pela Resolução n.º 50/2003, aprovada em 22 de Maio com o intuito de valorizar o papel primordial que os avós exercem na educação dos seus netos. Assim, a instituição deste dia pretende chamar a atenção para o papel dos avós, quer ao nível da família, como agentes de equilíbrio de relações afetivas, quer ao nível da sociedade, como grupo etário fundamental à transmissão de valores e culturas que permitem a sua continuidade. Este dia permite também promover a interculturalidade e intermunicipalidade, enquanto pressupostos de coesão territorial e valorizar o trabalho desenvolvido com a comunidade sénior pelos diversos grupos e associações de voluntariado local.