Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Dia da Pessoa com Deficiência
03-12-2014

A Câmara Municipal do Porto assinalou hoje o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência através de um seminário sobre "Tecnologia e Inclusão", em parceria com a Associação Regional de Proteção do Património Cultural e Natural.


"O objetivo é aproveitar as comemorações [do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência] para iniciar um ciclo de eventos que irá ter continuidade ao longo do ano de 2015", explicou ao porto.pt Lia Ferreira, Provedora Municipal dos Cidadãos com Deficiência.


A Provedora acrescentou que a intenção é recolher e analisar diferentes perspetivas para que, em dezembro do próximo ano, seja possível "apresentar um manifesto à Câmara e ao Governo, dando eixos de orientação para todos os serviços", revelou.


Por sua vez, o Presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, na sessão de abertura, referiu a necessidade da aposta contínua em recursos e soluções que possa tornar a cidade cada vez mais integradora.


"O Porto já rebaixou cerca de metade das passadeiras existentes, estão a ser implementados pavimentos tácteis e novas formas de rebaixo nas intervenções de requalificação, como é bem visível nos novos passeios da Avenida da Boavista", referiu Rui Moreira a título de exemplo.


O autarca lembrou ainda que as bibliotecas municipais já dispõem de recursos como audioleitores, edição em braille, entre outros, para facilitar o acesso aos cidadãos com necessidades especiais.


Segundo os Censos de 2011, 17,8 por cento da população portuguesa com 5 ou mais anos de idade tem dificuldades numa das seis atividades diárias: ver, ouvir, andar, memorizar e concentra-se, tomar banho e vestir-se, compreender e fazer entender-se. Estas limitações aumentam entre a população com mais de 65 anos.


Dados das Nações Unidas apontam para a existência de 650 milhões de pessoas com deficiência em todo o mundo.