Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Dia dos Museus celebra-se com visitas, concertos e programas para todos
15-05-2018

Estão a chegar o Dia Internacional dos Museus e a Noite Europeia dos Museus. Sexta-feira e sábado, o Porto celebra com visitas, concertos e programas para todas as idades, que se prolongam pelo domingo.


Para a festa anual, que começa com o Dia Internacional dos Museus (18 de maio) e continua com a Noite Europeia dos Museus (19 de maio), a Câmara do Porto promove mais de 100 atividades que permitem ficar a conhecer melhor os museus do Porto e as memórias da cidade, prolongando-se também pelo domingo.


"Museus hiperconectados: novas abordagens, novos públicos" é o tema para uma programação que sinaliza atividades em 36 museus, fundações e outros equipamentos de particular interesse no Porto, vários dos quais terão nesses dias um horário de funcionamento alargado.


A lista de propostas, muitas delas com acesso gratuito ou a preço reduzido, inclui desde conferências a visitas guiadas, passando por exposições, cursos ou iniciativas lúdico-pedagógicas. Tendo em conta que em vários casos é necessária inscrição prévia e que poderá haver grande adesão do público, aconselha-se a consulta atempada da programação, que pode também ser descarregada em formato pdf para o seu equipamento.


O Dia Internacional dos Museus é celebrado desde 1977 por proposta do ICOM - Conselho Internacional dos Museus, que funciona como organismo consultivo da UNESCO.


Por seu lado, a Noite Europeia dos Museus surgiu por iniciativa do Ministério da Cultura e da Comunicação de França, a que aderiram progressivamente os museus de outros países, como é o caso de Portugal.