Sociedade

Dia dos Centros Históricos é hoje assinalado no Porto com dezenas de propostas

  • Notícia

    Notícia

#fib_visita_guiada_viagens_encantadas_01.jpg

Filipa Brito

Este sábado o Centro Histórico do Porto está em festa, com um programa diversificado de iniciativas que celebram o Dia Nacional dos Centros Históricos. Oficialmente, a efeméride é assinalada a 28 de março, mas há já alguns anos que o Porto a comemora no sábado mais próximo, para que um número maior de pessoas possa desfrutar das celebrações.

Em colaboração com a Associação Nacional de Municípios com Centro Histórico, a autarquia desenvolveu um programa com 60 atividades a decorrer ao longo do dia, a maioria das quais de acesso livre, mas algumas sujeitas a inscrição.

A programação enquadra-se nos princípios do Ano Europeu do Património Cultural, que pretende incentivar a descobrir e explorar o património cultural da Europa e reforçar o sentimento de pertença a um espaço europeu comum.

Entre visitas guiadas, passeios, oficinas, mostras de ilustração, mercados urbanos, exposições e concertos, haverá animação para públicos de todas as idades, residentes, habitantes temporários ou turistas.

Veja o programa completo de propostas AQUI.

NOTA: Devido ao tempo instável, algumas iniciativas de exterior poderão ser canceladas. Outras serão realizadas em locais alternativos.

É o caso do Mini Porto Belo, inicialmente previsto para a Rua das Flores e que passa para o Palácio das Artes, e do Urban Market, que passa do jardim da Praça do Infante D. Henrique para o Hard Club (Mercado Ferreira Borges).

Algumas oficinas de rua promovidas pela PortoLazer passaram também para espaços exteriores: 

- Oficina de Construção de Brinquedos - prevista para os Clérigos, passa a realizar-se no Pólo Zero (Rua São Filipe de Nery, n.º 87); 

 
- Oficina de Teatro - prevista para a Praça da Batalha, passa a realizar-se no District; 


- Oficina de Ilustração - prevista para o Largo do Colégio, passa a realizar-se no edifício da Federação das Colectividades do Distrito do Portoargo do Colégio); 

- Oficina de Construção de Postais Pop Up - prevista para a Estação de São Bento, realiza-se no átrio da Estação; 


- Oficina de Pintura Cerâmica e Animação Stopmotion - prevista para a Estação de São Bento, realiza-se no átrio da Estação.