Sociedade

Dia de treinos preparou a cidade para o espetáculo aéreo que começa hoje

  • Notícia

    Notícia

O primeiro dos três dias da Red Bull Air Race decorreu com normalidade e a cidade adaptou-se aos planos de segurança e mobilidade montados, sem registo de qualquer problema. A partir de hoje, os pilotos começam a competir pela classificação na etapa portuguesa do Campeonato do Mundo.

Dedicado integralmente aos treinos livres, o dia de sexta-feira foi o início oficial da prova e permitiu já admirar as máquinas voadoras, abrindo o apetite para os momentos altos da prova, que se realizam sábado e domingo entre as pontes da Arrábida e Luiz I.

O plano integrado que a Câmara do Porto e demais entidades prepararam, abrangendo as condições de segurança, os condicionamentos de trânsito e a mobilidade, funcionaram com eficácia. Os transportes públicos alternativos cumpriram com o esperado e os constrangimentos de circulação automóvel foram levantados às 18 horas sem ter sido registada qualquer ocorrência.

Com características consideradas espetaculares, a pista desenhada sobre o rio Douro implica um circuito rápido para os pilotos das duas classes do campeonato, Master e Challenger.

O principal obstáculo nos treinos foi o forte vento que se fez sentir na área do aeroporto oficial da competição, situado no Queimódromo, junto ao Parque da Cidade do Porto, com a Direção de Prova a fazer os pilotos aterrarem no Aeródromo de Vilar da Luz (Maia) por razões de segurança.

Ainda assim, os aviões rumaram ao Queimódromo no final do dia para uma concorrida sessão de autógrafos que juntou milhares de aficionados na Race Village, sendo esperadas multidões ainda maiores durante hoje e amanhã. A previsão meteorológica para sábado e domingo inclui condições mais favoráveis em termos de vento e, se assim for, os 14 aviões da Master Class poderão aterrar e estacionar no Queimódromo.

Nos treinos livres, o esloveno Peter Podlunsek conseguiu o melhor tempo do dia durante a primeira sessão, voando em 1m07,052s logo na sua primeira passagem, um tempo-canhão se atendermos ao segundo melhor registo do dia, 1m07,414s, obtido pelo canadiano Pete McLeod durante a segunda sessão de treinos. O líder do campeonato, o norte-americano Kirby Chambliss, começou o fim-de-semana com o tempo de 1m09,310s e ainda teve três penalizações ao longo do dia, duas por passagem incorreta nos pórticos e uma por velocidade excessiva (181.94 nós, ou 336.95 km/h) no arranque para uma das suas voltas.

Já na classe Challenger, onde alinham os pilotos aspirantes à classe principal, o alemão Florian Berger - que lidera o campeonato - reafirmou o seu favoritismo ao ser o mais rápido nas duas sessões.

PROGRAMA PARA HOJE

Para este sábado, espera-se uma verdadeira enchente nas margens do Douro, entre o Porto e Vila Nova de Gaia, com um programa que começa às 10 horas e que inclui a terceira sessão de treinos livres (11,45 horas para a Challenger e 13,30 horas para a Master) e as sessões de Qualificação (15,15 horas para a Challenger e 16 horas para a Master).

Pelo meio, haverá um recheado programa de atrações paralelas que vai, certamente, colorir os céus do Porto num fim de semana verdadeiramente inesquecível para o público.

Poderá acompanhar toda a ação nas margens do Porto e de Gaia, em vastas áreas de acesso livre onde estarão montados ecrãs gigantes que ajudam a visualizar os melhores momentos com o apoio de comentadores especializados. Se não tiver a oportunidade de estar presente, pode acompanhar o evento através da transmissão no site www.redbullairrace.com e também no canal televisivo SIC.

10h30    Side act de aviação AT-802F Fire Boss

11h00    Voo de aferição

11h25    Side act de aviação YAKs 52

11h45    CHALLENGER CLASS - Treinos Livres 3

13h00    Side act de aviação ATR200

13h30    MASTER CLASS - Treinos Livres 3

15h05    Side act de aviação Parapente Manuel Tejero

15h15    CHALLENGER CLASS - Qualificação

16h00    MASTER CLASS - Qualificação

17h30    Side act de aviação Flying Bulls DC-6

17h30    Side act de aviação Red Bull Skydive Team - Equipa Wing Suit Jump

19h00    Final do Dia de Qualificações

Tenha, porém, em atenção que as condicionantes de trânsito voltam a vigorar entre as 8 e as 20 horas. Pode conhecê-las ao pormenor e preparar antecipadamente as suas deslocações sem contratempos clicando aqui.

Veja também o Mapa de Mobilidade.

Pode ainda consultar o Plano de Segurança envolvido nesta operação e ficar a saber pormenores da prova, quais os melhores locais para assistir, que transportes alternativos tem à sua disposição e outros detalhes importantes clicando aqui.