Política

Dia de Portugal comemora-se este ano no Porto e Brasil

  • Notícia

    Notícia

#mno_Porto_contra_luz.jpg

Rui Moreira mostrou-se hoje satisfeito com a decisão do Presidente da República de realizar na cidade as comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. "O 10 de junho já não é celebrado no Porto há muitos anos. O Presidente da República determinou que este ano seria no Porto e no Brasil. Fico satisfeito e a população ficará, seguramente satisfeita. O Porto fica sempre muito satisfeito por se celebrar cá o dia de Camões", afirmou o presidente da autarquia no final da reunião de executivo que hoje foi realizada.

De acordo com Rui Moreira, a câmara e a Presidência da República estão já a trabalhar com vista à organização das comemorações, que decorrem no Porto a 9 e 10 de junho, estando previstos detalhes para a próxima semana, depois de hoje ter sido anunciada a escolha, em Diário da República.

De acordo com o despacho publicado é designado "o Porto como sede das comemorações, em 2017, do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, estendendo-se as celebrações às comunidades portuguesas no Rio de Janeiro e em São Paulo". Fonte da Presidência da República avançou à agência Lusa que em 9 e 10 de junho as comemorações decorrem no Porto, devendo Marcelo Rebelo de Sousa viajar ainda no dia 10 para o Brasil. O primeiro-ministro, António Costa, também estará presente nas comemorações no Porto e no Brasil. O mesmo despacho publicado em Diário da República estabelece que a organização das comemorações é presidida pelo professor e investigador Manuel Sobrinho Simões.