Sociedade

Dia de Inaugurações com sol e muita animação no Quarteirão de Bombarda

  • Notícia

    Notícia

Outrora um local anónimo, entre armazéns abandonados e lojas com poucos motivos de interesse, Bombarda é hoje a versão portuense do cosmopolita bairro nova-iorquino de SoHo.

A arte contemporânea tomou conta desta Quarteirão e, a cada dois meses, seis vezes ao ano, as galerias abrem as suas portas em simultâneo para mostrar as novas coleções ao público. É assim há dez anos e o ritual repetiu-se este sábado, com o primeiro ciclo de 2017.

Ao todo, participaram neste primeiro ciclo um total de 17 galerias, espalhadas pelas ruas de Miguel Bombarda, D. Manuel II e Rosário, com mostras individuais e coletivas, que vão desde a pintura, as artes plásticas ou a escultura.

O programa do evento, organizado pela Câmara do Porto, em parceria com a associação Bombarda Art District, incluiu as já habituais visitas guiadas às galerias, mas também várias iniciativas de animação no exterior, a pensar no muito público que acorre ao Quarteirão durante a tarde.

Para além de uma oficina de impressão, dinamizada pela Chapa Azul e a Cooperativa Árvore, também o teatro e a dança marcaram presença, com a primeira de seis apresentações do projeto "The Fractal Body", uma performance que combina dança minimal e teatro físico, com direção artística de Paulina Almeida.

O próximo ciclo de Inaugurações Simultâneas em Bombarda está agendado para 11 de março.