Proteção Civil

Dia da Proteção Civil é assinalado no Porto com a realização de um simulacro

  • Notícia

    Notícia

#fib_simulacro_de_incendio_06.jpg

A Câmara do Porto vai assinalar o Dia da Proteção Civil, 1 de março, com a realização de um exercício à escala real, também conhecido como "Livex", no cruzamento da Avenida de Dom Carlos I com a Esplanada do Castelo.

O exercício, designado "Foz 2018", vai recriar um acidente com capotamento de um autocarro sobre um veículo ligeiro, provocado por uma onda do mar que galga a via, desconhecendo-se o número de vítimas (feridos/mortos). Será convocada a Comissão Municipal de Proteção Civil (CMPC) e a ativado o Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil do Porto.

O simulacro irá decorrer durante a tarde, entre as 14,30 e as 17,30 horas, e pretende testar a ativação do Plano Municipal de Emergência, melhorar os procedimentos e a interoperabilidade entre agentes de proteção civil e demais entidades cooperantes e aferir a implementação de eventuais melhorias no sistema de gestão de emergências que se encontra devidamente certificado e implementado no município.

A CMPC assegura que todas as entidades e instituições de âmbito municipal imprescindíveis às operações de proteção e socorro, emergência e assistência, previsíveis ou decorrentes de acidente grave ou catástrofe, se articulem entre si garantindo os meios considerados adequados à gestão da ocorrência.

Durante o exercício, a Comissão Municipal de Proteção Civil irá reunir-se no Centro de Gestão Integrada (CGI), sediado nas instalações do Batalhão Sapadores Bombeiros (rua da Constituição), a partir de onde irão garantir a interoperabilidade de todas as entidades presentes no teatro de operações, monitorizando a situação em tempo real e emitindo os avisos e informação relevantes para a população e órgãos de comunicação social.

Dia Internacional da Proteção Civil

A data pretende chamar a atenção dos vários países do mundo para a importância da proteção civil, nomeadamente na prevenção e coordenação de esforços em caso de emergência e calamidade. Foi escolhido o 1 de março já que foi neste dia que entrou em vigor a Constituição da Organização Internacional de Proteção Civil (OIPC).

A Proteção Civil surgiu em 1949 no protocolo 1 do Tratado de Genebra "Proteção das vítimas dos conflitos internacionais armados", definindo-se como um sistema nacional de gestão dos serviços de emergência que proporciona assistência e proteção a toda a população perante um desastre ou acidente.

Em Portugal comemora-se a data oficialmente como Dia da Proteção Civil, no mesmo dia 1 de março, sendo uma efeméride criada pelo Despacho 6915/2008 de 21 de fevereiro do Ministro da Administração Interna.