Economia

Dez inovadores produtos para o setor agroalimentar disputam Prémio no Porto

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DR / Arquivo

A cerimónia de entrega do Prémio ECOTROPHELIA Portugal 2019 realiza-se a 21 de maio, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto. O grande vencedor nacional terá passaporte direto para a final europeia que se vai disputar em Colónia, na Alemanha, no mês de outubro.

O prémio, que visa estimular a inovação, a competitividade e o empreendedorismo na área agroalimentar envolveu, nesta edição de 2019, mais de 100 estudantes de 11 instituições de ensino superior, superando o número de candidaturas do ano passado.

Entre os 20 produtos a concurso, foram apuradas as 10 melhores ideias, desenvolvidas por jovens que têm nesta iniciativa uma primeira oportunidade de contacto com o mercado e a poderosa indústria alimentar.

Na final, que decorre na cidade do Porto e que reunirá profissionais do setor e do meio académico, serão escalpelizados os produtos finalistas. Sucintamente, são eles: húmus com sabor a fumeiro, palitos de feijão, bolacha com farinha de tempeh de chícharo, bolachas com recheio de mel e avelã, granola com dreche, panquecas saudáveis e uma sobremesa que renova o tradicional. A estes, junta-se ainda um hambúrguer 100% vegetariano, uma conserva de salmão em molho escabeche e uma farinha à base de frutos secos, produtos que prometem revolucionar o setor agroalimentar português.

O ECOTROPHELIA Portugal 2019 é promovido pela PortugalFoods e este ano conta com o alto patrocínio da Presidência da República. Esta edição, além de ter mobilizado mais de uma centena de estudantes no desenvolvimento de produtos eco-inovadores, abrangeu as categorias de padaria, bebidas, sobremesas, sopa, pequeno-almoço, refeições preparadas, cremes para barrar, produtos à base de carne, nutracêuticos e pastelaria.

Os 10 finalistas, escolhidos por um júri composto por profissionais de diferentes áreas do setor, foram avaliados tendo em conta critérios como inovação de produto, sustentabilidade, embalagem, propriedades organoléticas, credibilidade de mercado, entre outros.

À equipa vencedora, que será conhecida a 21 de maio, além da possibilidade de representar o país na competição internacional, será ainda atribuído um prémio no valor de 2 000 euros. Aos criadores do segundo melhor produto é entregue um prémio monetário de 1 000 euros e o terceiro lugar levará para casa um prémio de 500 euros.

O ECOTROPHELIA Europe disputa-se nos dias 6 e 7 de outubro, em Colónia, na Alemanha, no âmbito da ANUGA, feira internacional do setor de alimentos e bebidas. Na competição, a equipa portuguesa irá concorrer com 16 outros países, nomeadamente: Alemanha, Bélgica, Croácia, Dinamarca, Eslovénia, Espanha, França, Grécia, Holanda, Hungria, Islândia, Itália, Lituânia, Reino Unido, Roménia e Sérvia.

Mais informação sobre os produtos finalistas no website ECOTROPHELIA Portugal.