Sociedade

Desporto e património rimam com prova de orientação aberta a todos

  • Notícia

    Notícia

#JQ_22ABRIL_PORTO_CITY_RACE_12#JQ_22ABRIL_PORTO_CITY_RACE_12.jpg

João Queirós

Praticar ou descobrir um "novo" desporto e, ao mesmo tempo, (re)descobrir património arquitetónico e cultural do Centro Histórico do Porto é o desafio da prova de

Orientação na Baixa, que se realiza dentro de uma semana e tem inscrições gratuitas abertas.

Orientação é um desporto individual ou de duplas, que tem como objetivo percorrer uma determinada distância em terreno variado e desconhecido, obrigando os atletas a passar por determinados pontos no terreno e descritos num mapa distribuído a cada concorrente.

Marcada para a manhã de sábado 7 de setembro e com início na zona da Cordoaria, esta iniciativa não tem objetivos de competição, mas de possibilitar a aprendizagem da modalidade em comunhão com a cultura e o património. A proposta consiste num percurso de orientação, entre as 10 e as 13 horas, que inclui passagem por alguns monumentos emblemáticos da cidade ou locais de interesse turístico (não contempla qualquer tipo de desconto nos monumentos com entrada paga).

Para a realização da prova, será utilizado o mapa de orientação do Porto Património Mundial e o sistema de controlo manual com alicate e cartão em papel; nos pontos de controlo, existirá uma baliza em miniatura e um alicate. Para facilitar a componente logística, vão ser utilizados como posto de controlo os remos colocados junto aos monumentos. Os códigos dos pontos de controlo serão os mesmos que estão inscritos nos referidos remos.

A participação é gratuita, sendo porém necessário proceder a inscrição. Haverá a possibilidade de acompanhamento por monitores da organização.

+Info e inscrições AQUI.