Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Designers dos 32 países no Mundial de Futebol expõem na Câmara do Porto
11-06-2018

Os 32 países que participam no Campeonato do Mundo de Futebol também demonstram o seu espírito de união fora das quatro linhas. Esta quinta-feira, às 15h30, no átrio dos Paços do Concelho, é inaugurada a exposição que acolhe, em solo nacional, os cartazes onde designers de cada uma das nações apuradas interpretam o fenómeno desportivo. O cartaz português é da autoria do designer Eduardo Aires.


De entrada livre, a exposição - que estará também patente em cada um dos 32 países que chegou à fase final da edição 2018 do Mundial de Futebol - terá como porto seguro em Portugal o átrio do Município do Porto, e ficará patente durante toda a competição, de 14 de junho a 15 de julho.


"Paixão, suor e lágrimas" é o mote criativo que serviu de inspiração a designers de nações tão distintas como Suíça, Irão ou Perú, entre muitos outros países, alguns com maior tradição futebolística, como é o caso do Brasil, Inglaterra ou Alemanha.

Em Portugal, o convite feito pelos promotores da iniciativa "Footb-all Mix", foi lançado ao estúdio do designer Eduardo Aires, o mesmo que criou a marca Porto. em 2014.

Será que o conceito proposto por cada um destes designers reflete a realidade desportiva e a importância dada ao futebol nas suas vidas? Ou, por seu turno, a linguagem universal desta modalidade irá sobrepor-se aos mais comuns clichés, revelando posters surpreendentes? Estas e outras questões só poderão ser dissipadas com uma visita à exposição, que inaugura precisamente meia hora antes do pontapé de saída do Mundial de Futebol 2018. Às 16,00 horas, o primeiro jogo, que coloca frente a frente a Rússia e a Arábia Saudita, será transmitido em direto na Cordoaria (Largo Amor de Perdição), como aliás, todas as partidas deste campeonato.

Portugal entra em campo esta sexta-feira, às 19 horas, com a adversária Espanha.