Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Desfile do Carro Elétrico
18-05-2015

Mais de uma dúzia de carros elétricos da STCP participam no próximo sábado, 23 de maio, no tradicional desfile pela marginal do Douro, no Porto, iniciativa que antecipará a reabertura do Museu do Carro Elétrico, prevista para o início do verão.


O Desfile de Carros Elétricos, que vai na sua 25.ª edição e cujo tema este ano incide sobre a Central Termoelétrica de Massarelos, que comemora os 100 anos de existência, conta com 13 carros elétricos, um atrelado e um veículo automóvel Hansa Lloyd, todos pertencentes à coleção do Museu do Carro Elétrico da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto, segundo informação avançada pelo site Notícias ao Minuto, citando a agência Lusa.


O desfile vai antecipar a reabertura do Museu do Carro Elétrico, encerrado ao público no final de 2012 e cujas obras de reabilitação iniciadas em outubro do ano passado se encontram já em fase de conclusão.


A reabertura do museu está prevista para finais de junho ou inícios de julho.


Este ano, para além de animação ao longo do percurso, o tradicional desfile de carros elétricos junta-se à festa do São João, transportando num dos elétricos o 1.º Baile em Marcha.


A partida do cortejo está marcada para as 15:30 na praça do Infante e terminará às 18:00 no Museu do Carro Elétrico, sendo que o percurso passa pelo Passeio Alegre e termina em Massarelos.


Fundado em 1992 nas instalações da Central Termoelétrica de Massarelos da STCP - histórico edifício de 1915 localizado em frente ao rio Douro -, o Museu do Carro Elétrico alberga uma coleção de cerca de 30 veículos históricos.


Apesar de fechado ao público, o museu mantém desde dezembro de 2012 a programação turística e a organização de visitas em grupo, realizadas a bordo de um dos seus carros elétricos.


A STCP opera uma rede comercial com três linhas de elétricos (1, 18 e 22).