Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Desfile de carros elétricos conta no sábado uma história com 100 anos
02-05-2018
A edição 2018 do Desfile de Carros Elétricos do Porto, evento que acontece anualmente desde 1992, realiza-se no próximo sábado. Com início previsto para as 15 horas, a partir do Museu do Carro Eléctrico, situado na Alameda de Basílio Teles, o percurso será feito ao longo da emblemática linha da marginal. Os veículos seguirão pelo Infante até ao Passeio Alegre, regressando depois ao ponto de partida.

Como é habitual, no interior dos carros históricos haverá animação, com a presença de bandas musicais e também de atrizes, que contarão histórias relacionadas com o trabalho e as vivências do transporte de carvão entre São Pedro da Cova e Massarelos. No final, pelas 18 horas, haverá ainda lugar a uma prova de Vinho do Porto.

A organização pretende assinalar nesta edição o centenário da conclusão da linha para São Pedro da Cova (1918-2018), que esteve sob o encargo da Companhia de Carris do Porto e que foi fundamental, na época, para estabelecer um acesso mais eficaz entre aquela localidade de tradição mineira e as redes ferroviárias da cidade e do país.

O tema de fundo desta iniciativa estará, por isso, relacionado com a ligação do Porto às minas de São Pedro da Cova. Mais concretamente, com o transporte de carvão entre os dois lugares, que era feito através das Zorras, os famosos carros elétricos que permitiam transportar carga e fazer trabalhos ao longo da via. Esta linha possibilitava a utilização do carvão nacional nas caldeiras da antiga Central Termoelétrica de Massarelos (atuais instalações do museu).

O bilhete para a viagem tem um custo de cinco euros e pode ser adquirido no museu (menores de quatro anos têm acesso gratuito). A entrada no museu, aberto apenas da parte da tarde, será livre.