Sociedade

Desconfinamento: guia sintetiza medidas aplicadas à escala da cidade

  • Notícia

    Notícia

#fib_guia_desconfinamento.jpg

A pensar no período que atualmente vivemos, o portal de notícias "Porto." elaborou o "Guia para o desconfinamento", onde sintetiza informação relevante acerca do regresso à nova normalidade, num prisma que incide, sobretudo, sobre o contexto local da cidade. Consulte-o.

Numa altura em que muitas atividades económicas e serviços já reabriram e outros começam, paulatinamente, a reabrir, importa saber como está a cidade do Porto a reagir à terceira fase de desconfinamento, entendendo, desde logo, quais as mudanças introduzidas nesta nova fase, em que se começam a aligeirar algumas das restrições anteriormente impostas, com a abertura de mais estabelecimentos comerciais e serviços.

O documento, que não pretende ser um manual exaustivo sobre o conjunto de ações anteriormente ou doravante desencadeadas pela Câmara do Porto, no contexto do combate da cidade à disseminação da COVID-19, sintetiza também as principais medidas municipais adotadas no apoio às atividades económicas e às famílias, tendo em conta as especificidades do tecido económico e da sua população, sempre numa lógica complementar às medidas anunciadas pelo Governo.

O guia reúne ainda dicas úteis relacionadas com questões eminentemente práticas, desde esclarecimentos sobre a correta deposição dos resíduos às regras de acesso aos serviços de atendimento público municipais, entre outras.

Neste documento, produzido exclusivamente para o online, pode também consultar informação relativa aos equipamentos desportivos e culturais do Município do Porto, bem como as mudanças aguardadas a partir do dia 19 de junho, data em que várias artérias do centro da cidade vão ficar pedonais aos fins de semana. Uma medida que se inclui no plano de resgate do espaço público para devolução e usufruto dos cidadãos, e que procura potenciar uma nova experiência de lazer e compras na cidade, decorrente da retoma da atividade económica no contexto de pandemia.

Pode consultar aqui o Guia para o desconfinamento.