Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Descobre Outra Cidade
21-05-2015

Alunos e professores participantes na quinta edição do Concurso "Descobre Outra Cidade" foram recebidos nos Paços do Concelho.


Este ano, o concurso teve o seguinte mote "Porto. Património, memória e identidade", que serviu aos concorrentes de inspiração no desenvolvimento de percursos e roteiros alternativos que proporcionassem um olhar alternativo sobre a cidade.


Foram avaliados 26 trabalhos realizados por igual número equipas constituídas por 97 alunos das seguintes escolas: Escola Artística e Profissional Árvore, Colégio Luso Francês, Escola Profissional Raul Dória, PROFITECLA, Escola Secundária Aurélia de Sousa, Escola Secundária Filipa de Vilhena e Escola Secundária Fontes Pereira de Melo.


A vice-presidente e vereadora da Educação, Guilhermina Rego, recebeu as equipas vencedoras, destacando a importância do concurso. Foram premiados os seguintes trabalhos:

"Os azulejos - Elementos decorativo do edificado portuense" da autoria de Bruno Daniel Fontes Soares de Almeida, Haua Sumalge, Bruno Miguel Moreira Monteiro, Nélio dos Santos Lopes, com orientação do professor Fernando Amorim, da Escola Secundária Fontes Pereira de Melo, na categoria A - 10.º ano;

"A Voz das Paredes" da autoria de Bernardo Sarmento, Inês Cardoso, Maria da Paz Carvalho, Rita Coelho, com orientação da professora Julieta Viegas, da Escola Secundária Aurélia de Sousa, na categoria B-11.º ano;

"A Rota Cinéfila" da autoria de Alexandra Raquel Rodrigues Borges, Beatriz Matos Gonçalves Ferreira, Rute Alexandra da Silva Costa Gomes, Andreia Filipa de Vasconcelos Moreira, com orientação da professora Marta Vilares, da Escola Secundária Fontes Pereira de Melo, na categoria C - 12.º ano.


O júri atribuiu menções honrosas aos seguintes trabalhos:

Um dia pelo Comércio Tradicional do Porto, Escola Profissional Raul Dória;

O Porto em Antítese, Escola Secundária Aurélia de Sousa;

Passeios das Virtudes Artísticas - Quiosques, Escola Profissional Árvore;

A Rua Galeria de Paris em Portugal, Escola Secundária Aurélia de Sousa;

Costumes e Tradições da Cidade do Porto: S. João, Escola Secundária Filipa de Vilhena;

Roteiro Arquitetónico pelo Porto de Siza Vieira, Escola profissional PROFITECLA.


Os alunos e professores das três equipas premiados irão participar numa visita de estudo de três dias à descoberta do património de outra cidade, que este ano será novamente Lisboa.


O concurso "Descobre Outra Cidade" é promovido pela Câmara do Porto e dirige-se a todos os estudantes do Ensino Secundário e Profissional. Para participar os alunos devem organizar-se em grupos de trabalho, sob orientação de um professor, e realizar um projeto sobre o património da cidade do Porto, no âmbito de uma das unidades curriculares lecionadas. No decorrer do ano letivo e na sequência da parceria entre as divisões municipais de Educação e de Museus e Património Cultural, os alunos participaram em várias atividades em sala de aula e percursos pela cidade conduzidos por técnicos municipais.