Educação

Deputados de palmo e meio debatem questões sobre educação, arte e cultura

  • Notícia

    Notícia

Educação, arte e cultura foram as temáticas escolhidas para uma sessão da Assembleia Municipal, mas esta com deputados de palmo e meio, eleitos nas escolas básicas de Montebello e dos Correios. O projeto "Políticos por um Dia", que integra o programa municipal Porto de Crianças, pretende envolver os mais novos com a cidade, potenciando competências como a observação, a análise e a reflexão.

Dirigido às crianças do jardim-de-infância (4/5 anos) e do primeiro ciclo do ensino básico e realizado na sala da Assembleia Municipal da Câmara do Porto, os alunos assumem o papel de deputados num debate entre turmas e escolas, cumprindo as regras de funcionamento deste órgão autárquico. A sessão desta manhã contou com a presença do vereador com o pelouro da Educação, Fernando Paulo.

"Devemos possibilitar estes espaços de consciencialização para que as crianças sejam cidadãos ativos, sobretudo no futuro, para que sejam mais intervenientes na construção da sua cidade", referiu Fernando Paulo, no final de um debaste animado e que foi além das diversas propostas apresentadas e trabalhadas em contexto de sala de aula.

"Foi muito interessante ver que eles [alunos] repararam nas pessoas em situação sem-abrigo, nas questões de etnia cigana, de género, assuntos que são tratados pelos adultos de uma forma séria - e assim o deve ser - mas que as crianças, quando as pomos a falar, percebemos que, de uma forma muito genuína e muito espontânea, têm soluções", disse o responsável.

Na preparação da elaboração das propostas, os alunos tiveram oportunidade de realizar um percurso cultural dedicado à escritora Sophia de Mello Breyner e outro pelo património da cidade.