Sociedade

Deixe o carro nos parques periféricos e use o Andante para chegar à festa na Baixa

  • Notícia

    Notícia

Para quem escolher trazer viatura própria nos dias 29, 30 e 31 de dezembro nos acessos ao centro do Porto, a opção mais viável será a utilização dos parques fora das zonas com mobilidade condicionada e que oferecem um regime especial para estacionamento.

Os automobilistas têm à disposição na modalidade "park and ride" os parques da Casa da Música (644 lugares), do Campo Alegre (497 lugares) e do Metro do Estádio do Dragão (850 lugares). Nestas três estruturas, com validação do título de transporte Andante, será possível estacionar o carro por 0,95 euros, por um período de 12 horas, e apanhar metro ou um autocarro da STCP que circule até à Baixa do Porto.

O parque do Campo 24 de Agosto também irá disponibilizar 300 lugares de estacionamento à tarifa de 5 euros por um período de 12 horas, neste caso sem necessidade de validar o Andante, mas com pagamento obrigatório à chegada.

A Câmara do Porto tem preparados planos especiais de mobilidade, num esforço de obter condições de segurança e de circulação para todos durante as festividades (consulte os anexos para: sábado 29, domingo 30 e segunda-feira 31; e fique a saber como estará organizada a Avenida dos Aliados na noite da passagem de ano).

Todo este planeamento (confira os condicionamentos de trânsito previstos), associado ao conselho redobrado para utilização preferencial dos transportes públicos nos acessos à Baixa - metro e STCP - por razões de conforto, rapidez, facilidade e até ambientais, respeita o esforço do Município para que a época das Festas seja, efetivamente, um período de alegrias, diversões e convívio em que todos podem usufruir da cidade.

Recorda-se que a contagem decrescente para o novo ano far-se-á, como é tradição, em plena Avenida dos Aliados, onde são esperadas milhares de pessoas para assistir aos concertos que começam a 29 de dezembro, com Diogo Piçarra e, no dia 31, sobe ao palco o portuense Pedro Abrunhosa. Pelo meio, ou seja, no domingo dia 30, corre-se a São Silvestre que enche as artérias da Baixa da cidade.