Sociedade

DECO lança aplicação móvel para turistas do Porto

  • Notícia

    Notícia

Imagine que está hospedado num qualquer hotel da cidade e
que pretende reclamar de algum dos serviços prestados, mas não sabe como. A partir
desta quarta-feira, 12 de julho, os turistas que visitem o Porto passam a ter
acesso a uma aplicação móvel que os ajudará a estar mais informados e a saber como
agir na defesa dos seus direitos enquanto consumidores.


A associação de defesa do consumidor DECO (Norte) apresentou
esta manhã, na Casa do Infante, uma aplicação que permite o acesso rápido e
fácil a informações essenciais sobre os direitos dos turistas. A sessão contou
com a presença do vereador Manuel Aranha, responsável pelo pelouro do Comércio,
Turismo e Fiscalização e do presidente da DECO Norte, Miguel Gomes.


A app, desenvolvida pela Universidade do Porto, versa sobre áreas como o alojamento, os circuitos
turísticos, os transportes, a diversão, as compras, os restaurantes, passando
também pelas viagens compradas em agência, entre outros temas.


Denominada de Appy Tourist, contém, ainda, uma área de
destaques sempre atualizados e acesso a um live
chat
especialmente dedicado aos turistas que visitem a cidade, com respostas
rápidas e personalizadas, consistindo numa "resposta única e inovadora no
contexto da defesa do consumidor e do acolhimento turístico da cidade do Porto"
conforme revelou a associação em comunicado.


A Câmara do Porto associou-se a esta iniciativa, uma vez que
contribui para o acesso fácil e transparente a inúmera informação relevante,
garantindo desta forma uma experiência de sucesso aos turistas durante a sua
estadia


A aplicação está disponível em português, inglês e francês e
pode ser descarregada para sistema Android e IOS. Brevemente também será
disponibilizada em espanhol e alemão.