Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Arquitetura de portas abertas
03-07-2015

Durante dois dias, três cidades, 42 espaços, com cinco tipologias, 38 especialistas e uma centena de voluntários mostram para todos os públicos a arquitetura do Porto, Vila Nova de Gaia e Matosinhos na primeira edição do Open House Porto.


A apresentação formal decorreu esta manhã na Câmara Municipal do Porto, e as iniciativas decorrem já este fim de semana (dias 4 e 5 de julho) nas cidades da Frente Atlântica (Porto, Vila Nova de Gaia e Matosinhos).


A sessão oficial contou com as presenças de representantes das três autarquias e da organização, Casa da Arquitetura e Trienal de Arquitetura Lisboa.

O autarca do Porto, Rui Moreira, destacou a importância para a Frente Atlântica em receber um evento desta natureza, que se realiza pela primeira vez no Porto, e salientou também a "abertura" do Porto na realização de projetos conjuntos e intermunicipais.


Victoria Thornton, da organização internacional OpenHouseWorldwide, referiu que o cerne deste evento está na "partilha da incrível arquitetura com o público".


Depois de Londres, Nova Iorque, Praga ou Lisboa, o Porto junta-se à Open House Family e abre as portas de diversos espaços desde os clássicos à arquitetura contemporânea. A primeira edição do Open House Porto marca a estreia de uma segunda cidade portuguesa no roteiro deste evento internacional que abrange 30 cidades em todo o mundo.


O Open House Porto é uma co-produção da Casa da Arquitectura e da Trienal de Arquitectura de Lisboa e é o primeiro evento cultural que reúne a associação da Frente Atlântica, numa parceria estratégica com as câmaras municipais do Porto, Gaia e Matosinhos.


De forma totalmente gratuita, é possível descobrir um roteiro que vai desde casas privadas a teatros, passando por mosteiros e espaços industriais, entre outros. O público é convidado a criar o seu próprio itinerário e explorar a arquitetura e a cidade através de um novo olhar.


+Info: Open House Porto