Cultura

Dança, narrativa e música persa juntas no Salão Árabe

  • Notícia

    Notícia

#DR_HoomanSharifi.jpg

O Teatro Municipal do Porto leva ao Salão Árabe do Palácio da Bolsa a estreia nacional do espetáculo de dança e música "The dead live on in our dreams", de e pelo coreógrafo norueguês de origem persa Hooman Sharifi.

O espetáculo realiza-se nesta sexta-feira e no sábado, sempre às 21 horas, e é um solo partilhado com o músico Arash Moradi, que se enraíza na experiência identitária do artista e nas suas transformações e manipulações.

Sharifi começou a sua formação no hip hop e no street jazz, até estudar ballet clássico e se afirmar definitivamente na cena da dança contemporânea.

Neste trabalho que cruza dança, música persa e storytelling, o movimento é palavra e os sons tocados ao vivo são lugares que também criam outros lugares no momento presente.

A estrutura musical e poética persa baseia-se na construção de frases fixas passadas de mestre para aluno que, depois de as assimilar, dá início à improvisação. A memória está inscrita no corpo, numa ação de queda, e gera um vocabulário novo que a cada apresentação, cria um novo espaço vital e harmónico com o público.

Na visão de Hooman Sharifi, se queremos mudar o futuro, precisamos de explorar o passado e manipulá-lo para que a história se torne diferente, desde as histórias individuais até à própria história da humanidade. Como se de uma batalha amorosa se tratasse, o Salão Árabe será transformado numa arena e o espectador em testemunha dessa viagem nostálgica entre o passado e o imaginado.

+info e bilhetes: Teatro Municipal do Porto