Cultura

Curso dos Colectivos Pláka "To School Out of School" regressa com novas sessões

  • Notícia

    Notícia

#RenatoCruzSantos_ToSchoollOutOfSchool2.jpg

O curso dos Colectivos Pláka, "To School Out of School", está de regresso já na próxima semana para um conjunto de sessões entre os dias 14 e 19, no Palacete dos Viscondes de Balsemão e no Palácio dos Correios.

O TSOS III, terceiro e último momento do curso coordenado por Ana Rocha e André Sousa, terá três convidados: Fadwa Naamna, curadora e artista que desenvolve projetos sobre o cruzamento da arte contemporânea da Palestina e Israel, que incidem sobre lugares de fronteira e conflito; Markus Miessen, arquiteto, escritor e professor, que trabalha sobre o lugar de ocupação do indivíduo entre o espaço público e privado; e Pedro G. Romero, teórico, crítico, artista multidisciplinar e especialista em flamenco, que investiga culturas periféricas e nómadas.

À semelhança dos anteriores cursos dos Colectivos Pláka, haverá encontros abertos a todos os interessados, no Palácio dos Correios: no dia 14 de janeiro, às 21,30 horas, com Markus Miessen, e no dia 19 de janeiro, às 17 horas, com Fadwa Naamna e Pedro G. Romero.

"To School Out of School" é um programa de ação e reflexão que junta artistas e pensadores nacionais e internacionais que atuam e refletem a partir da especificidade do local e da instituição onde se encontram, e desenvolvem os seus projetos na área da curadoria e do pensamento sobre a Cultura na atualidade.

O curso dos Colectivos Pláka está a ser realizado em três momentos distintos, tendo o primeiro (TSOS I) decorrido entre 20 e 24 de novembro com Adrian Heathfield, Catarina Saraiva e Stephan Dillemuth, e o segundo (TSOS II), de 11 a 15 de dezembro, com Benjamin Seroussi, Irit Rogoff e Olivier Marboeuf.