Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Curso breve de arquitetura portuguesa contemporânea estuda a renovação urbana
06-05-2019

Os "Pritzker" portugueses Eduardo Souto de Moura e Álvaro Siza são algumas das especiais referências do curso breve de Arquitetura Portuguesa Contemporânea que vai decorrer em maio na Biblioteca Municipal Almeida Garrett.


Orientado por Carlos Machado, este curso pretende expor - problematizando-as - as principais obras da arquitetura portuguesa contemporânea, bem como as ideias que lhes estão subjacentes.

Tomando como pressuposto da idade contemporânea o período desde meados do século XVIII até à atualidade, a discussão das obras será acompanhada pela projeção de imagens (desenhos e fotografias), sendo dado especial relevo a alguns autores do século XX, desde Raul Lino e José Marques da Silva a Nuno Teotónio Pereira e Fernando Távora, a Álvaro Siza e Eduardo Souto de Moura.

O curso, que vem na sequência de outro realizado em 2018 sobre a arquitetura contemporânea, é orientado em quatro sessões por Carlos Machado, Professor da Faculdade de Belas Artes da U.Porto, sempre às sextas-feiras pelas 18,15 horas, num total de oito horas.

A primeira sessão, já no dia 10, tem por temática "As duas grandes intervenções urbanas do Iluminismo português: a reconstrução da Baixa de Lisboa depois do terramoto de 1755; a transformação urbana do Porto no tempo dos Almadas".

Seguem-se "As primeiras obras modernas" (dia 17), "O movimento moderno nos Anos Cinquenta" (dia 24) e "Moderno e pós-moderno. A arquitetura portuguesa dos Anos Sessenta à atualidade".

A inscrição, que deve ser feita através do e-mail bib-agarrett@cm-porto.pt ou AQUI, tem o custo de 10 euros, sendo gratuita para leitores das Bibliotecas Municipais do Porto mediante indicação do n.º de Cartão de Leitor.