Cultura

Curadores guiam visita e conversam com artista sobre "De Outros Espaços"

  • Notícia

    Notícia

#DR_Petit_Rien_Tropical_Ana_Vidigal_2017.jpg

A Galeria Municipal do Porto apresenta no próximo sábado, 6 de julho, um conjunto de atividades integradas no Programa Público da exposição "De Outros Espaços", com curadoria de João Silvério e Pedro Gadanho e coorganizada com o MAAT.

Às 16 horas, tem início uma visita guiada com os curadores, que vão apresentar ao público este novo projeto da série "Perspetivas", na qual o MAAT - Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia propõe abordagens temáticas à Coleção de Arte Fundação EDP. Nas palavras dos curadores, a exposição "apresenta uma incursão por processos e procedimentos artísticos em torno das representações do espaço, percorrendo um arco temporal desde o final dos anos 60 do século passado até à atualidade."

Na mesma tarde, mas às 17 horas, decorre uma conversa dos curadores com a artista Ana Vidigal, cuja obra "Petit Rien Tropical", de 2017, é um dos trabalhos selecionados para a exposição que apresenta um total de 70 obras de 43 artistas de diferentes gerações. Após a conversa, a Ana Vidigal dá uma aula aberta sobre a sua prática artística, que frequentemente se debruça sobre a memória e questões de género, focando-se naturalmente na sua peça "Petit Rien Tropical".

Ana Vidigal vive e trabalha em Lisboa, recorrendo a material de arquivo, como fotografias, cartas e desenhos, reconfigurados e recontextualizados, onde compõe pinturas, colagens, assemblagens e instalações, fruto também de uma visível experimentação, quer formal quer quanto às técnicas e aos materiais utilizados.

A encerrar a sessão, é lançado o catálogo da exposição, que materializa numa edição a parceria entre a Galeria Municipal do Porto e a Fundação EDP com a série "Perspetivas".

As exposições "De Outros Espaços" e "Desertado. Algo que aconteceu pode acontecer novamente", desenvolvida por Maria Trabulo em colaboração com a curadora Pieternel Vermoortel, têm entrada livre e podem ser visitadas até 18 de agosto de 2019, de terça-feira a sábado, entre as 10 e as 18 horas, e ao domingo entre as 14 e as 16 horas.

+Info: Galeria Municipal do Porto