Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Cultura mexicana no Bom Sucesso
05-05-2016

O Mercado do Bom Sucesso acolhe, de 11 a 20 de maio, a "Semana de México en Porto 2016", promovida pela Fundação Manuel António da Mota e a Embaixada do México em Portugal.


Durante esta semana, o Bom Sucesso vai ser palco do melhor que o México tem para apresentar da moda, à gastronomia e às artes visuais contemporâneas, passando pela música e pelo cinema.


A programação cultural da iniciativa integra um conjunto de atividades de entrada livre que têm início no dia 12 de maio, às 19 horas, com um espetáculo de danças folclóricas mexicanas protagonizado pelo grupo "Los Chapulines".


Destaque na sexta-feira, dia 13 de maio, para um momento de cumplicidade e intercâmbio musical entre a cantora mexicana Rocío Ruiz e o músico português Luís Represas, que sobem ao palco pelas 21,30 horas.


No sábado, 14, são diversas as atividades programadas, desde um workshop "Pratos com História", a cargo Saphir Cristal, a um desfile de moda intitulado "Resignificación de Frida Kahlo", com propostas da estilista Nelyda Costa inspiirado na obra da artista mexicana Frida Kahlo. O dia culmina com uma atuação de um grupo de "Mariachis", composto por 12 músicos mexicanos.


Neste dia inauguram, ainda, as exposições "Entre Ramas", uma mostra coletiva de pintura composta por 35 obras de seis mulheres  que elegeram a flora mexicana como fonte de inspiração artística, e "Oaxaca de Juárez", uma exposição com 26 obras (19 pinturas e 7 gravuras) do mestre de Oaxaca, Sergio Hernández. Ambas, estarão patentes ao público até 31 de agosto, na galeria da Fundação Manuel António da Mota, localizada dentro do Mercado do Bom Sucesso.


O cinema também faz parte desta semana e no domingo, dia 15, pelas 18,30 horas será projetado no auditório da Fundação o filme "Un día menos" (2010), da realizadora mexicana Daniela Ludlow. À noite, pelas 21,30 horas, terá lugar um concerto de música clássica mexicana com o quarteto português "Lusitanae Ensemble".


Dia 16, ao almoço, os sabores do México poderão ser experienciados num "showcooking" orientado por um dos 'chefs' do restaurante Frida no Mercado do Bom Sucesso e na terça seguinte, às 17 horas, chega a "Happy Hour Mexicana", durante a qual serão servidos os melhores cocktails mexicanos ao som de um dj.


O restaurante Frida irá igualmente orientar um "workshop" de cozinha mexicana no Mercado, marcado para dia 18, pelas 11 horas. No mesmo dia, ao fim da tarde, a sétima arte regressa com a projeção do filme "Nazarín" (1958), de Luis Buñuel.


Dia 19, quinta-feira, a partir das 17 horas, quem visitar o mercado será surpreendido pela "Fiesta Mexicana", onde poderá degustar iguarias mexicanas ao ritmo de um dj.


A "Semana de México en Porto 2016" encerra no dia 20 maio com danças folclóricas mexicanas, protagonizadas pelo grupo "Los Chapulines", seguido do espetáculo musical de canções tradicionais com os "Son de México".


O programa de promoção cultural "Semana de México en Porto 2016" conta com o apoio da Câmara do Porto na divulgação, da Secretaria (Ministério) de Relações Exteriores do México/SRE, da Agência Mexicana de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento/AMEXCID, da Embaixada do México em Portugal, da Fundação Manuel António da Mota e da Mota-Engil.


+Info: Atividades com entrada livre, algumas sujeitas a inscrição prévia.

Programação mais detalhada disponível em anexo.