Cultura

Cultura em Expansão tem 3 novos espetáculos de dança e teatro no fim de semana

  • Notícia

    Notícia

#fib_programacao_2019_cultura_expansao_06.jpg

Filipa Brito

O programa Cultura em Expansão apresenta no próximo fim de semana três novos espetáculos de dança e teatro que encerram a programação do mês de junho.

Já na sexta-feira, dia 28, Tânia Carvalho, que é considerada uma das figuras mais singulares da dança contemporânea portuguesa, leva o seu "Explodir em silêncio nunca chega a ser perturbador" à Associação de Moradores do Bairro Social da Pasteleira - Previdência/Torres. Com início às 21,30 horas, o espetáculo tem como base as histórias da escritora Patrícia Caldeira e é um exemplo da multidisciplinaridade com que a coreógrafa tem vindo a trabalhar.

No dia seguinte, sábado, a programação desdobra-se em dois locais. No auditório da Junta de Freguesia de Campanhã, o TEP - Teatro Experimental do Porto apresenta pelas 11 horas a primeira récita do espetáculo "Manda os Teus Pais Passear". Esta proposta de exploração de territórios da cidade pensada para crianças foi desenvolvida num trabalho de proximidade com associações locais, onde foram criados diferentes itinerários de descoberta. Através de um mapa e um conjunto de instruções, as famílias podem realizar diferentes percursos pelo local, recolher e colecionar objetos, imagens, cheiros ou histórias, e a partir dessa interação refletir sobre a cidade, o território e os outros.

Também no sábado, mas às 21,30 horas, o Grupo Musical de Miragaia recebe o espetáculo "1987", criação conjunta da atriz e encenadora Sara Carinhas e da cantautora e multi-instrumentista Madalena Palmeirim. Esta peça parte do ano de nascimento de ambas como símbolo da estreita ligação que existe entre as duas e resulta num espetáculo intimista e multidisciplinar sobre o tempo, sobre as mulheres e sobre as autoras.

O Cultura em Expansão regressa em julho com mais um conjunto de sessões do Cinema Insuflável, na Praça da República; duas récitas de "Manda os Teus Pais Passear", em Miragaia e na Pasteleira; e os espetáculos "Todos os dias me sujo de coisas eternas", de Sara Barros Leitão, na Casa d'Artes do Bonfim, e "Uma Não História", de Victor Hugo Pontes, no Auditório da Junta de Freguesia de Campanhã.

A programação completa do Cultura em Expansão 2019 pode ser descarregada AQUI e acompanhada na página oficial no facebook.