Cultura

Cultura em Expansão levou histórias do jazz e cinema infantil à zona da Pasteleira

  • Notícia

    Notícia

Dois projetos do programa Cultura em Expansão foram à zona da Pasteleira, no fim de semana, resultando numa oferta variada e para todas as idades. Foi o início da digressão de uma sala de "Cinema insuflável" e também uma sessão de jazz aligeirada com histórias e temas sobejamente conhecidos. 

O "Cinema insuflável" é uma sala de encher e com capacidade para 30 pessoas, que tem como curiosidade o facto de as cadeiras e o projetor terem, eles próprios, história pois datam dos anos 50 do século passado, altura em que equipavam o Cine-Teatro Alba, de Albergaria-a-Velha.

Instalado no Parque da Pasteleira, junto ao lago, e coordenado por Sérgio Marques, o "Cinema insuflável" decorreu ao longo de todo o dia e constou de sessões gratuitas de filmes para crianças, dos três aos 12 anos, com uma programação de caráter profissional tendo em conta os nomes envolvidos

Este inovador projeto vai agora percorrer vários bairros da cidade até setembro e, depois, irá a jardins-de-infância e escolas do ensino básico. A próxima jornada está marcada para 30 de junho, sábado, no Jardim das Pedras (Jardim Paulo Vallada).

Estórias da música

Por outro lado, com o final do dia a chegar, o Cultura em Expansão voltou-se para um público mais crescido e foi até à Associação de Moradores do Bairro Social da Pasteleira - Previdência/Torres com um novo capítulo do projeto "Fala-me ao ouvido".

Igualmente de acesso livre, a sessão foi protagonizada pela Orquestra Jazz do Porto que levou o público numa viagem pela história do jazz, tocando vários temas emblemáticos e partilhando estórias com eles relacionadas.

Buddy Rich, Glenn Miller e Duke Ellington foram apenas algumas das referências da noite por entre os vários temas musicais que as "big bands" dos Estados Unidos da América celebrizaram no século XX.

Consulte a programação completa do Cultura em Expansão 2018.