Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Cultura em Expansão junta hoje a cidade toda no Rivoli
17-12-2017

É hoje o grande dia: o Cultura em Expansão 2017 encerra com um grande evento no Rivoli, de acesso livre e aberto a toda a cidade. O novo filme de João Salaviza e Ricardo Alves Jr., realizado no Bairro do Aleixo, e o trabalho da equipa de Capicua no Oupa! Lordelo são o culminar do trabalho de um ano, a partir das 16 horas.


A quarta edição do programa municipal percorreu e instalou-se pelo Porto todo, ao longo dos meses, estimulando públicos mas também a criatividade, através de oficinas, workshops e eventos. Mais do que dar espetáculo, o Cultura em Expansão é um programa com uma forte componente de coesão social que levou a toda a cidade oportunidades de formação e sensibilização nas áreas do teatro, cinema, música e atividades a eles ligadas (do técnico de som até à organização e promoção de eventos).

O resultado dessa tarefa começou a ser revelado já ontem, também no Rivoli, com uma tarde dedicada ao cineclubismo e ao projeto Nove e Meia - Cineclube Nómada que, entre maio e dezembro, organizou oficinas de iniciação ao cinema para jovens de duas instituições da cidade: Lar Nossa Senhora do Livramento e Colégio Barão de Nova Sintra.

Exibido em estreia o trabalho desses novos realizadores e técnicos de cinema, chega hoje o dia de encerramento do programa, que traz também cinema de acesso livre, a partir das 16 horas, com a apresentação do novo filme de João Salaviza e Ricardo Alves Jr..
A dupla de realizadores foi convidada pela Câmara do Porto e realizou na cidade uma residência artística para produção de uma curta-metragem. As narrativas e fragmentos de intimidade que encontraram no território escolhido - o Bairro do Aleixo - transformaram-se na matéria de um filme por eles realizado e intitulado "Russa".

Depois, a partir das 17 horas, chega ao palco principal do Rivoli o emblemático projeto de intervenção social e artística que a Câmara do Porto lançou em 2015 no Bairro do Cerco: o Oupa!. Após Ramalde, no ano passado, o Oupa! foi desta vez desenvolvido nos oito bairros da Freguesia de Lordelo do Ouro por uma equipa de peso: Capicua, D-One, André Tentúgal, Vasco Mendes, Tiago Espírito Santo, Patrícia Costa e Pedro Nascimento.
Os seis meses de residência artística com jovens em oficinas de escrita, produção musical, vídeo, performance, promoção e produção de espetáculos, para estimular espirito do it yourself e promover o sentimento de pertença (ao bairro e à cidade), resultam agora no grande espetáculo de encerramento do Oupa! Lordelo e de mais um Cultura em Expansão.