Cultura

Cultura em Expansão explica o que é a beleza

  • Notícia

    Notícia

#Renato_Cruz_Santos_beleza_pasteleira.jpg

O Cultura em Expansão apresenta no próximo sábado, em Campanhã, uma representação teatral que assenta numa tentativa filosófica de explicar a beleza aos mais novos. 

"A beleza, pequena conferência" é o nome do evento que o coletivo Projecto Teatral leva à Associação de Moradores da Lomba (Rua de Vera Cruz, 24-A), pelas 16 horas, e ao espaço Mira Forum (Rua de Miraflor, 155), pelas 21h30, em ambos os casos com entrada livre.

Esta proposta reúne a jurista-atriz-professora Maria Duarte, o autor-ator Gonçalo Ferreira de Almeida e o produtor-gestor cultural João Rodrigues na recuperação e reinterpretação da conferência do filósofo Jean-Luc Nancy sobre "A beleza", com a qual tentou dar pistas sobre a forma de explicar a crianças e jovens o que é a beleza.

Recorrendo às dinâmicas naturais da representação e ao texto da conferência de Nancy, o Projecto Teatral questiona e argumenta sobre o que é o belo, uma ideia aparentemente simples, mas tão difícil de definir e caracterizar.

"A beleza absoluta manifesta-se em muitas coisas belas e em muitas pessoas belas, ainda que não possamos dizer nunca que esta coisa, esta pintura, esta música ou esta pessoa é a própria beleza. Ao mesmo tempo todos sabemos que só falamos de qualquer coisa de belo porque sabemos o que é a beleza. Ouvindo-me falar, diriam talvez que não é verdade, que não sabem de todo o que é a beleza. Pensam talvez que de qualquer maneira a beleza é muito relativa, que cada um tem a sua definição de beleza, vocês acham isto belo mas um outro não, ou então vocês acham isto belo num dia mas não no seguinte, que o que é belo na China não o é em África nem na Europa", considera o próprio Nancy, que remata: "Não é verdade, nós sabemos o que é a beleza. Gostaria de tentar mostrar-vos que vocês sabem, que todos nós sabemos".

Ou seja, é isso que este momento do Cultura em Expansão vai também tentar em Campanhã, depois da estreia em Paranhos e na Pasteleira, na semana passada.

"A beleza, pequena conferência" integra o capítulo de Viagens do programa Cultura em Expansão, que está a levar vários projetos de longa duração a percorrer as sete freguesias do Porto.

Nele se incluem também um cinema insuflável, uma objetoteca, um contentor que se prepara para uma viagem e, ainda, a Galeria Portátil. Trata-se de um edifício imaginário miniaturizado que se inspira na Boîte-en-Valise, de Marcel Duchamp, onde se apresenta um projeto de fotografia e vídeo pela escultora Katalin Déer e que está patente na Estação do Metro 24 de Agosto, diariamente entre as 06h00 e as 01h00, até este sábado.