Sociedade

Cultura em Expansão estreia com o Teatro de Ferro enciclopédia popular dos objetos do quotidiano

  • Notícia

    Notícia

#DR_Objetoteca_popular_itinerante1.jpg

Objetoteca Popular Itinerante é o nome do novo projeto do Cultura em Expansão com o Teatro de Ferro, que leva performances à Boavista e à Foz no próximo fim de semana. 

O que têm para contar um canivete suíço, uma reprodução da Guernica, uma música pop dos anos 80 ou a carrinha branca Moby Dick? Estes e outros objetos vão circular pelos espaços da cidade - feiras, praias e outros ajuntamentos populares - sob o nome de "Objetoteca Popular Itinerante", que é, ela própria, um objeto híbrido: é a partir do encontro amoroso entre uma biblioteca itinerante e uma carrinha da feira que se faz esta performance pública da enciclopédia popular dos objetos do quotidiano.

Com direção artística e interpretação de Igor Gandra e Carla Veloso, do Teatro de Ferro,
a Objetoteca tem estreia portuense no sábado, dia 21, no jardim da Praça de Mouzinho de Albuquerque (Rotunda da Boavista). Entre as 17 e as 18,30 horas, serão feitas micro-apresentações de 10 minutos; às 19,30 horas, há uma apresentação de 40 minutos. 

Sempre de acesso livre, o programa viaja no domingo, dia 22, para a Praia das Pastoras (frente ao Passeio Alegre), onde haverá performances com o mesmo horário. Seguirá depois para a Feira da Vandoma (28 de julho), Homem do Leme (29 de julho) e Feira dos Passarinhos (5 de agosto).

Coproduzida pela Câmara do Porto, esta criação é a primeira peça do ciclo A Revolta dos Objectos que o Teatro de Ferro irá desenvolver em 2018-19.
Saiba tudo sobre o Cultura em Expansão 2018.