Sociedade

Cultura em Expansão apresenta 5 espetáculos para toda a família

  • Notícia

    Notícia

King Kong, Frida Kahlo e Clarice Lispector são algumas das referências dos cinco novos espetáculos de acesso gratuito que o Cultura em Expansão começa a apresentar no final desta semana, propondo-se divertir toda a família entre a Pasteleira, Miragaia e o Bonfim.

No sábado e domingo, decorrem as duas primeiras apresentações de "Antiprincesas", espetáculos para crianças criados por Cláudia Gaiolas a partir da coleção de livros homónima, editada pela Tinta-da-china e pela EGEAC, sobre mulheres que desafiaram os cânones e marcaram a História através da arte, literatura ou política.

Assim, no Parque da Pasteleira, pelas 11 horas de sábado, é dada a conhecer Juana Azurduy, mulher-mãe-guerreira de origem indígena que lutou por um país melhor e pela independência da Bolívia. No domingo, também às 11 horas, a história apresentada é a de Frida Kahlo, a "maior pintora do mundo", na Casa d'Artes do Bonfim.

Igualmente com duas sessões, sábado e domingo, "King Kong" é uma criação interdisciplinar e original do Teatro Do Frio, desenvolvida a partir de encontros com o território da Pasteleira e de um desejo de investigar relações entre humano e paisagem: "Ao mesmo tempo que submergimos em vivência e pensamento, o território da Pasteleira expandiu-se silenciosamente muito para além do bairro. Entrou no edificado da cidade e das rotinas diárias, lançou um outro olhar sobre os vasos caseiros e os espaços públicos, re-significou a serras, a florestas e a cercania".

O espetáculo-percurso começa às 17 horas, na Associação de Moradores do Bairro Social da Pasteleira - Previdência/Torres, e tem uma lotação limitada a 50 pessoas.

Também no sábado, mas às 21,30 horas, no Grupo Musical de Miragaia, a Interferência - um coletivo portuense de jovens músicos-compositores dedicados à criação e difusão de nova música - apresenta "Miroscópio", que teve como ponto de partida as memórias do centenário Grupo Musical de Miragaia e a jovem Confederação, com o propósito de definir e interpretar uma ideia de grupo, em diferentes manifestações. O percurso imersivo é pontuado por instalações multimédia e momentos performativos, que convocam a participação do público.

Ainda durante o mês de outubro, o programa municipal Cultura em Expansão vai apresentar mais duas récitas de "Antiprincesas", desta vez dedicadas a Clarice Lispector e Violeta Parra, que estão marcada para os dias 19 e 20 no Grupo Musical de Miragaia e no Auditório da Junta de Freguesia de Campanhã, respetivamente, e sempre às 11 horas.

A programação completa do Cultura em Expansão 2019 pode ser descarregada AQUI. Pode também acompanhar a página oficial no Facebook.