Economia

Critical Software acabou de chegar mas já fala à Porto

  • Notícia

    Notícia

É uma das mais importantes empresas de software do mundo. Trabalha para clientes como as Forças Armadas do Reino Unido, as agências espaciais norte-americana (NASA), europeia (ESA), chinesa (CNSA) e japonesa (JAXA), a Vodafone, a Deutsche Telekom, a EDP ou Bank of New York. Nascida em Coimbra, em 1998, chegou agora ao Porto e já fez amizade na vizinhança.

O Porto continua a atrair investimento para o centro da cidade e uma das mais importantes empresas tecnológicas de Portugal, que é também uma referência a nível internacional no desenvolvimento de soluções de software, inaugurou esta quarta-feira o seu novo espaço em pleno coração da Invicta. São cinco andares de escritórios que perfazem uma área de 1.800 m2, onde trabalham 150 profissionais altamente qualificados, nas áreas das Tecnologias da Informação e Comunicação e da Engenharia.

A NASA foi o seu primeiro cliente e desde então já esteve envolvida em mais de 20 missões espaciais, incluindo a recente missão Exomars. De origem portuguesa, a Critical Software é uma empresa verdadeiramente global, operando em grandes mercados mundiais e trabalhando clientes como a Siemens e a Airbus. O seu software está literalmente em todo o lado, incluindo no espaço.

Por aqui se percebe que esta não é uma qualquer empresa. Aliás, como também o Porto não foi uma escolha qualquer para este investimento que ontem foi apresentado à cidade pela administração da empresa, com a participação do presidente da Câmara e do Secretário de Estado da Indústria. Todos reconheceram que a visibilidade que o Porto tem tido nos últimos anos e o turismo têm sido fundamentais para trazer estes investimentos para a cidade.

PARA O CEO DA CRITICAL, O PORTO É UMA PLATAFORMA DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA 

Gonçalo Quadros, CEO da empresa, explica: "Queríamos muito estar no Porto, no coração desta bonita e vibrante cidade, que é já hoje reconhecida como um polo de excelência e de atratividade no setor da inovação tecnológica. Tal como o Porto, este é um projeto que irradia energia, ambição e criatividade. Estamos, por isso, muito orgulhosos de poder fazer parte deste movimento de qualificação e valorização do Porto".

De acordo com o fundador e presidente executivo da Critical, "o Porto tem um DNA tecnológico cada vez mais forte, reunindo todos os fatores essenciais - materiais e humanos, estilo de vida, energia e juventude em abundância - para seduzir e contaminar os talentos mais qualificados. E é também para isso que trabalharemos. Porque se o Porto é já um proeminente centro exportador de engenharia da Critical, sê-lo-á mais ainda no futuro".

SECRETÁRIO DE ESTADO DIZ QUE O PORTO ESTÁ NO RADAR DE TODOS OS INVESTIDORES

No presente, e assinalando esta imparável dinâmica que o Porto está a atravessar na atração e captação de grandes investimentos, o Secretário de Estado da Indústria, João Vasconcelos, confessou mesmo que "começa a ser rotineiro vir ao Porto inaugurar investimentos de empresas tecnológicas. Rui Moreira viu isso desde o primeiro dia e a verdade é que o Porto está hoje no radar de todos. Estive na véspera em Londres, numa reunião de startups, e todos falam do Porto. Por aqui se prova que se a cidade é boa para o turismo, também é boa para investir", sublinhou o governante, aludindo à recente vitória do Porto nos European Best Destinations 2017.

Rui Moreira, que classificou este investimento como mais "um momento alto para a economia da cidade", lembrou que o turismo "é a semente que faz as cidades serem conhecidas e reconhecidas, para poderem atrair investimentos como este que hoje aqui assinalámos. Trata-se de um investimento de uma das mais importantes empresas tecnológicas que, tendo origem em Portugal, é uma empresa verdadeiramente global em termos de clientes. Hoje, podemos dizer, com orgulho, que o Porto se posiciona na primeira liga europeia de localizações para investimentos tecnológicos. Os investidores já perceberam isso e os resultados estão hoje à vista".

No Porto, a Critical Software ocupa quatro pisos de um edifício situado no largo do Dr. Tito Fontes, em pleno Centro Histórico da cidade e a poucos metros da Estação de Metro da Trindade.